Formiga terá sua primeira Conferência Municipal de Cultura
Evento será realizado no dia 30 de agosto, a partir das 19 horas, no auditório do Cemap

Formiga se prepara para a sua primeira Conferência Municipal de Cultura, que tem como objetivo promover a discussão entre o poder público e a comunidade sobre a elaboração do Plano Municipal de Cultura, que deverá conter especificações legais que visam à implantação do Sistema Municipal de Cultura na cidade. O evento será realizado no dia 30 de agosto, a partir das 19 horas, no auditório do Cemap (Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem), que fica na Rua Alderico Nogueira, 470, no Bairro Sagrado Coração de Jesus.
Conforme divulgou a Prefeitura, que está à frente da promoção da conferência, o evento será aberto e a Administração Municipal espera que a comunidade cultural de Formiga compareça e participe das discussões, colocando suas ideias e seus anseios para a cultura formiguense. Para participar, é importante realizar a inscrição pelo link: https://forms.gle/BWctc4kYA3qykiRp6.
Segundo a Prefeitura, a conferência terá, em sua abertura, uma apresentação multicultural, com a representação de vários segmentos artísticos. “A seguir, os participantes acompanharão a palestra: ‘Cultura em Foco: Preservação, Diversidade e Incentivo’, preparada pelas assessoras de Gestão Cultural, Júlia Botelho Chapadeiro e Lara Augusta Garcia Carneiro. Como parte principal do evento, serão formados grupos para discussão sobre instrumentos de proteção e incentivo cultural, pelos segmentos: Artes Cênicas; Artes Visuais; Literatura; Música; Congado, Folia e Afromineridades e Patrimônio Histórico Cultural. Ao final, os grupos trarão para a plenária os resultados das discussões para exposição dos pontos levantados. Assim, os participantes da conferência terão a oportunidade de votar as ações consideradas mais viáveis e prioritárias para a construção do Plano Municipal de Cultura”, informou.
De acordo com a Prefeitura, além da conferência e do plano de cultura, o Sistema Municipal de Cultura terá, como componentes, o Órgão Gestor, que é a Secretaria Municipal de Cultura; o Conselho de Cultura (Comcult); o Conselho de Patrimônio Cultural (Compac) e o Sistema Municipal de Financiamento à Cultura, composto pelo Fundo de Cultura (Fumcult) e pelo Fundo de Patrimônio (Fumpac).