Formiguense assume cargo na Universidade Federal da Paraíba

Vinícius Eufrásio, que é músico e foi criado no Bairro Ouro Negro, está morando em João Pessoa, onde ministra aulas no Departamento de Educação Musical da instituição federal

Formiguense assume cargo na Universidade Federal da Paraíba
Vinícius Eufrásio está entusiasmado para a realização de diversos projetos relacionados à educação musical infantil e à musicologia na Universidade Federal da Paraíba




O músico formiguense Vinícius Eufrásio, de 32 anos, assumiu no dia 18 de julho o cargo de professor na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele está morando na capital paraibana, João Pessoa, onde ministra aulas no Departamento de Educação Musical da instituição federal.
Criado no Bairro Ouro Negro, Vinícius é filho da agente de saúde Luciana Passos Araújo de Oliveira e do serralheiro Samuel Lúcio de Oliveira. Ele cursou os ensinos fundamental e médio nas escolas Municipal Paulo Barbosa e Estadual Jalcira Santos Valadão (Escola Normal).
O formiguense possui um extenso currículo acadêmico, incluindo doutorado e mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio integral da Capes. Com especializações em “Música Brasileira” e “Educação Musical”, pela Unincor, e em “Educação Musical com Ênfase em Música Popular” pela Unis, Vinícius tem uma trajetória marcada pela dedicação ao ensino e à pesquisa musical.
Além de seu papel acadêmico, ele atuou como representante estadual (Minas Gerais) da sessão nacional do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (Fladem Brasil) e está vinculado a importantes grupos de pesquisa como o Nemub, Ceamm e PatriMusi. Possui vasta experiência docente em diversas instituições de Minas Gerais e outras regiões, contribuindo significativamente para a formação musical de crianças, adolescentes e adultos.
Conforme contou Vinícius, em Formiga, ele trabalhou como professor de música entre 2010 e 2012 no Cemei José Juvêncio Fernandes, no Bairro São Luiz. Saiu da cidade em 2013, mas continuou mantendo projetos de educação musical e produção cultural no município. Morou em várias outras cidades, como Arcos, Cláudio, Iguatama, Campo Belo e Belo Horizonte. “Atuei como professor de música no Colégio Santa Marcelina de BH, como tutor e professor do curso de Licenciatura em Música EaD na Universidade de Brasília e como professor do Curso de Pedagogia EaD do Centro Universitário de Brasília. Também fui professor nos cursos de graduação em música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”, acrescentou.
Desde julho, o formiguense está expandindo seus conhecimentos em outro lugar. Segundo ele, a experiência em João Pessoa está sendo ótima. “Estou vivenciando uma cultura rica e estou muito entusiasmado para a realização de diversos projetos relacionados à educação musical infantil e à musicologia. Isso está sendo enriquecedor para mim”, comentou.

Músico lança o livro ‘Rezas Cantadas de Encomendação das Almas’

Além de músico, o formiguense Vinícius Eufrásio é pesquisador e escritor. Neste mês, ele apresenta o seu mais novo livro “Rezas Cantadas de Encomendação das Almas”, que é fruto de uma pesquisa de 3 anos que fez com rezadores de povoações perto de Cláudio e Divinópolis.
A obra, lançada pela Editora Appris, oferece uma análise detalhada das rezas cantadas durante as celebrações quaresmais da Encomendação das Almas, um rito que chegou ao Brasil no século XVI com os colonizadores portugueses e perdura até os dias atuais. “A riqueza do catolicismo popular no Brasil é tema central desse novo livro, que é resultado de um profundo estudo etnográfico que conecta a história e os aspectos musicais desta manifestação ritualística que atravessou vários séculos. Através de uma pesquisa abrangente, o autor traça paralelos entre as práticas brasileiras e portuguesas, destacando as temáticas e conceitos que moldaram a pesquisa. Este lançamento é um convite para mergulhar na atmosfera sonora e cultural das tradições religiosas brasileiras, com foco nas práticas observadas durante as Quaresmas de 2015 e 2016 em três povoados do município de Cláudio. O livro inclui transcrições e análises musicais detalhadas, além de recursos intermidiáticos que permitem ao leitor vivenciar a essência da prática de ‘cantar pras almas’ por meio da apreciação direta de vídeos e áudios dos rituais observados em campo”, divulgou a editora.
Segundo Vinícius, haverá diversos eventos de lançamento do livro, em datas e locais a serem divulgados a partir de setembro deste ano. No entanto, a obra já se encontra disponível para aquisição no site da Editora Appris (www.edi toraappris.com.br) e da Amazon, no formato físico e em e-book.

A obra do formiguense é fruto de uma pesquisa de 3 anos que ele fez com rezadores de povoações próxima a Cláudio e Divinópolis