‘Formiguense Centenária’: Dona Ceci é a terceira homenageada pela Câmara

‘Formiguense Centenária’: Dona Ceci é a terceira homenageada pela Câmara
A procuradora de Dona Ceci, Maria da Conceição Castro Cunha, recebeu o título das mãos do vereador Juarez Carvalho




A senhora Hortência Rodrigues de Castro (Dona Ceci), que completou 100 anos no dia 9 de janeiro deste ano, foi a terceira homenageada pela Câmara com o título de “Formiguense Centenária”. A honraria foi entregue à sua procuradora Maria da Conceição Castro Cunha pelas mãos do vereador Juarez Carvalho/PTB, durante a reunião ordinária do Legislativo de segunda-feira, 18 de setembro.

Dona Ceci é uma das sete filhas de José Rodrigues de Castro e Maria da Conceição de Faria. Estudou em colégio interno em Campo Belo. Formou-se professora, mas não chegou a exercer formalmente a profissão. Escolheu dedicar-se à família e à educação de seus sobrinhos. Sempre gostou de leitura, de política, de viajar e de plantar. Quando tinha 18 anos, adotou uma criança, que recebeu o nome de Jarbas, que a acompanhou na vida, porém partiu há sete anos, deixando saudades.

Neste ano, além de Dona Ceci, a Câmara homenageou, em julho, Elmira Nunes Nogueira (101 anos), que faleceu dias depois, e Esméria Martins Vieira Pires (102 anos).

Desde a criação do título, também foram homenageados: (2019) José Martins Ribeiro, conhecido como Juca Martins – 104 anos; (2020) Aduílio Gomes de Oliveira – 101 anos; e (2022) Antenor Carlos de Almeida – 100 anos.