Formiguense é finalista em concurso nacional de poesia

Membro da AFL, Victor Marques participou da 5ª edição do Concurso Anual Pedro Ivo de Poesia, no Maranhão

Formiguense é finalista em concurso nacional de poesia
O escritor e poeta Victor Marques




O escritor Victor Marques, de 31 anos, foi o nono de 40 finalistas de um concurso nacional de poesias. Ele, que pertence à Academia Formiguense de Letras (AFL) e de vários grupos literários, participou da 5ª edição do Concurso Anual Pedro Ivo de Poesia, promovida pela Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM).

Segundo o escritor, que concorreu com a poesia “Abraço mineiro para a AMCLAM”, o resultado do concurso saiu no dia 9 de abril, em São Luís do Maranhão. “70 artistas de vários estados brasileiros concorreram ao certame, 30 ficaram pelo caminho ao longo da competição, sendo reprovados por não atingirem os critérios do concurso, e 40 chegaram para a reta final, sendo que eu fiquei em nono lugar na classificação geral”, contou.

De acordo com o formiguense, ele recebeu como premiação um certificado de mérito à obra e participará, junto a todos os que chegaram à fase final, de uma antologia anual promovida pela academia com os textos dos classificados para a fase final. “Tendo em vista que se trata de um certame a nível nacional, promovido por uma academia estadual de letras, com ampla concorrência e consolidado já há 5 anos no cenário literário nacional, foi uma grande conquista a minha classificação, pois possibilitou que meu trabalho poético pudesse ir para além das fronteiras de Formiga. Em 2022, eu havia participado deste concurso e atingi a sexta colocação geral”, comentou.

Victor contou ainda que, a cada ano, o concurso aborda um tema. “Neste ano, foi a história da Academia Maranhense de Letras. Fui desafiado a poetizar sobre a história e a relevância cultural dela em âmbito nacional enquanto disseminadora da arte e da troca de saberes entre ela e distintos movimentos literários Brasil afora”, completou.

Quem é Victor

Além de escritor, Victor é assistente social, atuando na proteção social básica da Prefeitura. Possui formação em Serviço Social pelo Unifor- MG e pós-graduação em saúde mental e dependência química pela Unesav Viçosa. Ele possui três livros autorais do gênero poesia, sendo que o último, “Retratos da Alma”, foi lançado em fevereiro deste ano em Formiga.

O escritor contou que é leitor desde os 7 anos de idade, tendo conhecido o mundo da leitura por meio das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e dos mangás de Dragon ball de Akira Toriyama. “Comecei a escrever na adolescência durante o ensino médio. Por ser um adolescente introvertido via a escrita como um caminho para expressar meus sentimentos e tentar entender o mundo ao meu redor. Em 2021, publiquei meu primeiro livro de poesia, intitulado ‘Até o último verso’. Mais tarde, em 2023, lancei o segundo, ‘Admirável Verso Novo’. Agora, apresentarei ‘Retratos da Alma’. Nessa obra, numa nuance mais intimista, busquei poetizar os vários sentimentos que permeiam a consciência e o coração do ser humano que inevitavelmente constroem sua identidade e sua autoimagem para o mundo”, disse.

Para Victor Marques, o papel da escrita, enquanto componente da arte, não é fazer a vida mais leve, mas sim ser verdadeiramente sentida, fazendo analogia à famosa citação de Ferreira Gullar de que ‘a arte existe porque a vida não basta’.