Formiguense é um dos vencedores de concurso nacional de fotografia
Kelvin Marden, que é colunista de ‘O Pergaminho’, concorreu com fotógrafos de vários lugares do Brasil e está entre os doze ganhadores do concurso

O fotógrafo formiguense Kelvin Marden Guimarães Cardoso, de 27 anos, que é também colunista social do jornal “O Pergaminho”, é um dos vencedores do 2º Concurso de Fotografias, promovido pela Agência Nacional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (Arpa Rio Grande). Ele concorreu com fotógrafos de vários lugares do Brasil e está entre os doze ganhadores do concurso, com a foto intitulada “Reflexos do Futuro”.
Com o objetivo de reforçar a conscientização ambiental por meio de projetos socioambientais, o concurso neste ano teve como tema “A imagem que fala, a necessidade da preservação ambiental”, sendo em duas categorias: “Degradação Ambiental” e “Meio Ambiente Preservado”, subdivididas em quatro subcategorias: Água, Fauna, Flora, Solo.
“Quem me conhece sabe que amo fotografar pessoas, natureza, céu e animais. E conquistar esse reconhecimento não tem preço, me motiva ainda mais a sair por aí tirando fotos de ‘florzinhas e passarinhos’. Para alguns, é uma perda de tempo. Para mim, é uma terapia, algo mágico e único, que me leva rumo ao sucesso. Pretendo participar de muitos concursos”, comentou Kelvin.
Segundo ele, a foto vencedora captura a beleza e a conexão entre a ave e a água, mostrando um vislumbre da incrível vida dos animais diante do reflexo do desempenho do ser humano ao respeitar e preservar a natureza. “Selecionei mais de 200 fotos e, com a ajuda de Eduardo e Douglas, pessoas especiais para mim que compartilho muitas coisas e sempre peço opiniões, escolhemos essa que foi a vencedora do concurso. O futuro do meio ambiente é o reflexo dos cuidados de hoje. É isso que essa minha fotografia demonstra”, ressaltou.
De acordo com os organizadores do concurso, as fotografias vencedoras vão estampar um calendário para ajuda no trabalho de conscientização e preservação ambiental. Elas também irão compor um painel itinerante que ficará em exposição no dia 12 de setembro, durante seminário sobre fauna silvestre na Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Além da fotografia “Reflexos do Futuro”, de Kelvin Marden, foram vencedoras do concurso: “Assoreamento Lago Funil”, de Abel Elias de Oliveira; “A destruição pelo fogo dos incêndios ilegais”, de Bruna Lorena; “Árvores que encantam”, de Bruna Renata da Silva Paula; “A perda de seu habitat”, de Flávia Cardoso Bernardino; “A beleza da interação da natureza”, de Flávio Augusto Ludgero Cardoso; “Pedras sobre as águas”, de Greice Priscila Aparecida Sobrinho; “Polinização”, de Kelly Ribeiro A A Di Tommazi; “Natureza Preservada”, de Maria Dulcinea de Oliveira Aguiar; “Asa Branca”, de Miterran Carvalho de Araújo; “Pato selvagem: reflexo sobre o reservatório do Funil”, de Paulo dos Santos Pompeu, e “A Natureza Serrana”, de Vitória Meirielly.
Quem é Kelvin
O formiguense Kelvin Marden começou a trabalhar com fotos aos 18 anos. Com o passar do tempo, conseguiu adquirir seus próprios equipamentos, se dedicando totalmente à função de fotógrafo aos 21 anos.
É formado em fotografia pela Cruzeiro do Sul Formiga MG e, atualmente, cursa marketing. “Gosto dessa arte desde a época da escola. Além de capturar imagens, invisto grande parte do meu tempo nos retoques das fotografias, podendo dar mais vida a elas. No dia a dia, estou sempre registrando aniversários, eventos na cidade, ensaios fotográficos e moda, além de produzir fotografias publicitárias e minha coluna ‘Dia a dia de Kelvin Marden’, no jornal ‘O Pergaminho’. Sempre investi em cursos de grandes fotógrafos. Minhas maiores inspirações neste segmento são os fotógrafos Sebastião Salgado e Karina Martins. Já fotografei em várias cidades de Minas, inclusive nas maravilhas de Capitólio, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Paraná e esse ano tive o prazer de registrar momentos de turistas em Puerto Iguazu, na Argentina. A fotografia tem me levado a registrar momentos e lugares incríveis, onde nunca pensei viver ou estar. Algo novo que vem surgindo para mim é fotografia de natureza: cachoeiras, árvores, animais, chalés e pousadas. Venho ganhando grande espaço para divulgação dos espaços através de minhas lentes”, ressaltou Kelvin.
Quem quiser conferir o trabalho de Kelvin pela rede social basta acessar o Instagram dele: @kelvinmarden
O fotógrafo Kelvin Marden
Outras fotos que também venceram o concurso da Arpa Rio Grande
(Foto: Divulgação/ARMPA)