Formiguense lança álbum de músicas folclóricas infantis
‘Melodias de Nossa Gente’ foi desenvolvido pelo músico Lucas de Freitas Santos, que é professor de violino na Emmel

O formiguense Lucas de Freitas Santos, que é professor de violino na Emmel (Escola Municipal de Música Eunézimo Lima), lançou um álbum de músicas folclóricas infantis que leva o mesmo nome do quarteto de cordas que ele faz parte e que participou da gravação do trabalho musical: “Melodias de Nossa Gente”. Segundo o músico, foram produzidas 24 faixas, divididas em oito para compor três álbuns. O volume 1 do trabalho já está disponível nas plataformas digitais Spotify, Youtube Music, Deezer e Amazon.
Lucas contou como esse trabalho surgiu. “Em 2018, eu trabalhava como professor de música em Bom Despacho e lá desenvolvi um projeto com as canções folclóricas para os meus alunos. No mesmo ano, montei o quarteto de cordas, que é formado por mim e pela Laura, nos violinos, o Wender, na viola, e a Sara, no violoncelo, e inscrevi esse projeto na Lei Rouanet. Fomos contemplados e, em 2021, já começamos a gravar as canções no estúdio Camarada Mix Master, em Belo Horizonte. Neste ano, disponibilizei o volume 1 do trabalho e estou preparando o lançamento do volume 2 para o início de 2023”, relatou Lucas, que tem graduação em música pela Universidade Federal de São João Del Rei, com habilitação em violino.
De acordo com ele, para a gravação das músicas, o quarteto contou com a participação ainda dos músicos Daniel (percussão), Mateus (viola caipira) e Ewerton (violão, composição e regência). “A música folclórica é a nossa identidade. Ela é para a família inteira e atemporal, porque todas as gerações a conhece. Está sendo muito prazeroso e enriquecedor lançar para as crianças essas canções musicais que são tão simbólicas e significativas para a cultura brasileira.”
Lucas ressaltou que, em 2021, o primeiro álbum concorreu na categoria infantil do II Prêmio da Música Popular Mineira. Quem quiser conhecer o trabalho do “Melodias de Nossa Gente” é só acessar as plataformas digitais de música e também procurar pelo quarteto nas redes sociais, como o Instagram.
O quarteto de cordas contou com outros três músicos para gravar as canções
O formiguense Lucas de Freitas