Formiguense lança livro com relatos de usuários do Cras do Novo Horizonte
Obra foi organizada pela bibliotecária Nirlei Maria de Oliveira

A formiguense Nirlei Maria de Oliveira, que é bibliotecária em Campinas/SP, lançou na quarta-feira, dia 26, um livro que traz relatos de usuários do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) IV, que fica no Bairro Novo Horizonte. Com o título “Quando eu morder a palavra”, a obra foi organizada pela formiguense e trata de diversos temas, como história de vida, sonhos e memórias dos frequentadores da unidade.
De acordo com Nirlei, o lançamento foi um sucesso. “O momento foi maravilhoso. Os usuários do Cras amaram receber exemplares da obra”, comentou.
A bibliotecária contou ainda que a publicação da obra foi patrocinada pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Além dos participantes da obra, os exemplares foram entregues nas bibliotecas da cidade.
A bibliotecária Bernadete Carvalho, da Biblioteca Osório Garcia, esteve presente no lançamento e parabenizou Nirlei. “Foi uma linda iniciativa que valoriza as vozes da nossa comunidade”, ressaltou.
Quem é Nirlei
Escritora e bibliotecária com mestrado em Ciência da Informação, Nirlei nasceu em Formiga, mas reside em Campinas/SP. Integrante da Academia Formiguense de Letras (AFL), ela atua com ações e projetos de estímulo à leitura e integra os seguintes coletivos literários: Clube Literário Marconi Montoli (CLMM), Coletivo Poesia de Rua, Mulheres Maravilhosas, Escreviventes, Escreviventes Rosa dos Ventos, Escritores e Artistas, TPM, Clubinho das Rebeldes, Todas as Mulheres, Escritores e Artistas, Quarentena Poética, Um poema por dia e Ateliê de Escrita Edson Cruz.
Nirlei é autora do livro de poemas “Palavr(Ar)” (2021) e o de contos “Silêncios e Estilhaços de memórias dispersas” (2024). Além disso, é organizadora de diversas coletâneas; autora de plaquetes; idealizadora de podcast e tem poemas publicados em várias revistas literárias e antologias. Já participou de exposições, já prefaciou livros e é curadora do II Prêmio de Poesias (2024) e da Revista Plural Alice (2024) da Scenarium Livros Artesanais.
A autora Nirlei Maria de Oliveira com a bibliotecária Bernadete Carvalho, da Biblioteca Municipal Osório Garcia