Formiguense lança livro de poesias em live nesta sexta

‘Virtudes’ é o nome da obra do escritor e professor de violino Servos Cardoso

Formiguense lança livro de poesias em live nesta sexta
O livro ‘Virtudes’ será lançado às 19h30, por meio de live pelo Instagram do autor - @servoscardoso




O escritor formiguense Servos Martinho Cardoso, que tem 34 anos e é também professor de violino, lançará nesta sexta-feira, dia 17, às 19h30, por meio de uma live em seu Instagram (@servoscardoso), o livro de poesias “Virtudes”. Para apresentar a obra, o autor contará com a participação especial de outros poetas e escritores de Formiga, Cláudio, Divinópolis e Juiz de Fora.

Conforme informou Servos Cardoso, “Virtudes” surgiu das indagações dele sobre como se tornar um ser humano melhor. “Por meio de estudos da filosofia, descobri que minhas reflexões já eram feitas há mais de 5 mil anos. Filósofos de Kemet [Antigo Egito] já buscavam os princípios de Justiça, Verdade, Retidão, Ordem e Harmonia do ser humano através das virtudes. Esse livro tem o objetivo de resgatar, de uma maneira leve e poética, as definições de virtudes, como auxílio para o desenvolvimento ético, moral e espiritual do ser humano, para que saibamos viver com mais harmonia em comunidade”, explicou.

Esse é o segundo livro de poesias do formiguense. O primeiro, intitulado “Poético”, foi lançado em 2023 e é uma coletânea de 21 poemas escritos entre 2014 e 2015. “Nesse período, passei por um momento mais sensível e utilizei da escrita para expressar o meu olhar sobre as coisas, um olhar que busca a beleza e a simplicidade da vida. Com o livro, meu objetivo foi inspirar os leitores a terem um olhar ‘poético’ sobre a vida”, contou.

 

Quem é Servos

Foi na adolescência que o formiguense descobriu o gosto pela leitura e pela música. Filho de Sérgio Cardoso e Solange Aparecida Martinho Cardoso, ele nasceu no Bairro Centenário e a partir dos 9 anos foi criado no Engenho de Serra. Estudou na Escola Municipal Professor Franklin de Carvalho e na Escola Estadual Tonico Leite, das quais se orgulha.

Servos cursou Música na Universidade Federal de São João Del Rei e em 2016 se mudou para a cidade de Cláudio para trabalhar como professor de violino no Projeto Musical Dando Cordas e na Associação Musical Santa Cecília.

“Eu me apaixonei pela cidade e também me tornei voluntário no grupo de Palhaços ‘Terapeutas da Alegria’, da ONG Ipê Amarelo, e voluntário no Movimento LGBTQIA+ de Cláudio. Em 2022, recebi a honraria do título de Cidadão Honorário de Cláudio”, disse.

Como escritor e poeta, ele é integrante do Coletivo Poesia de Rua, em Formiga; Coletivo Escritores Claudienses, em Cláudio, Coletivo ArteFeria, em Divinópolis, e Autorando, que envolve membros de todo o Brasil.

Para esse novo livro, Servos pretende fazer o lançamento de forma presencial em Formiga, Cláudio, Divinópolis, São João Del Rei, Carmo da Mata e Juiz de Fora. Interessados em adquirir a obra dele basta entrar em contato com o escritor pelo Instagram, Facebook ou whatsapp (37) 9.9997-6609.



O poeta, escritor e violinista Servos Martinho Cardoso