Formiguense recebe título de melhor administrador em Pará de Minas
César Augusto Mendonça se destacou na função pela Unimed e ganhou o troféu na 35ª Garra Profissional, maior e mais respeitada premiação da cidade e região

O formiguense César Augusto Mendonça, de 56 anos, vem se destacando na sua vida profissional fora das Areias Brancas. No último sábado, dia 27, ele recebeu o título de melhor administrador em 2022 pela Unimed na 35ª Garra Profissional, a maior e mais respeitada premiação de Pará de Minas e região.
Casado com a economiária Mônica Fernandes Silva Mendonça, o formiguense tem um filho, Tiago Fernandes Mendonça, e mora em Pará de Minas há 35 anos. Saiu de Formiga quando tinha 21 anos. Ele é um dos cinco filhos do casal Sílvio José de Mendonça e Francisca Loiva Oliveira Mendonça, família criada no Bairro Quartéis, perto da Capela de Santo Antônio, e muito popular nas Areias Brancas.
Em Formiga, César é conhecido como Guinho ou Guinho irmão do Café. Ele estudou nas escolas estaduais Rodolfo Almeida e Jalcira Santos Valadão (Escola Normal) e no Colégio Santa Teresinha. “Joguei muito futebol no campo do Beira Rio e na Praça Esporte, participei das gincanas no Poliesportivo, fui muito no antigo Bar Carlitos e pesquei muito com meu pai no lago de Furnas”, comentou César lembrando da sua vivência em Formiga.
O trabalho nas Areias Brancas começou cedo, aos 12 anos, entregando leite no armazém do Tio Beneval, na Rua Sete de Setembro. “Aos 15 anos, consegui, através do meu tio Bento, um emprego no Banco Nacional como boy/contínuo e, desde então, fui crescendo internamente no banco. Aos 21 anos, eu já estava ocupando o cargo de chefe de sessão. Foi nessa época que a agência do Banco Nacional em Formiga encerrou suas atividades e fui convidado a assumir o cargo que exercia na agência de Pará de Minas. Trabalhei mais seis anos e o Banco Nacional encerrou suas atividades em todo o país. Demitido, fui trabalhar na Companhia Fiação Tecelagem, em Pará de Minas, no setor financeiro, e fiquei por dois anos”, contou César.
Bacharel em Administração de Empresas, o formiguense tem pós-graduação lato sensu em Gestão de Negócios; MBA em Gestão Hospitalar e é pós-graduando em Gestão da Qualidade em Operadoras de Plano de Saúde. Atualmente, ele trabalha como gerente geral da Unimed Pará de Minas e de todas as unidades de negócio da instituição.
“Em 1995, fui convidado a fazer parte da equipe da Unimed Pará de Minas, que tinha apenas 4 funcionários. Estou nessa empresa até hoje. São 27 anos de atuação. A Unimed Pará de Minas conta com uma Operadora de Planos de Saúde e, neste período que estou nela, foram criados vários serviços próprios: um Pronto Atendimento funcionando 24horas, dois laboratórios de Análise Clínicas, Serviço de Tomografia, Serviço de Endoscopia e Colonoscopia, Serviços de Remoção UTI [três ambulâncias] e uma Clínica de Profissionais Integrados [Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos e Terapia Ocupacional]. Hoje, ela possui 23.600 clientes e 177 colaboradores”, relatou César.
O formiguense afirmou que é muito feliz em Pará de Minas, mas nunca esquece da sua terra natal. “Minha querida Formiga, onde sempre que posso volto para rever os amigos, parentes e tomar aquela cervejinha com meus irmãos e comer uma deliciosa panqueca.”
Garra Profissional
Foi pensando na valorização do trabalho de um profissional que o jornal “Gazeta Pará-minense” criou, em 1987, a premiação Garra Profissional. Ela, que está em sua 35ª edição, ocorre anualmente com a entrega de troféus em evento realizado na Câmara Municipal de Pará de Minas, com uma plateia mínima de 500 pessoas formadoras de opinião.
De acordo com o jornal “Gazeta Pará-minense”, a homenagem é feita a 90 profissionais que atuam na cidade, premiando 18 deles com troféus “Leitor Prateado”, ao estilo “Oscar Americano”, como forma de evidenciar o valor dos melhores profissionais de Pará de Minas. E não é o jornal quem escolhe os homenageados do ano. Há uma comissão, formada por 26 pessoas, que faz as indicações. Dos cinco nomes indicados, um é agraciado com o troféu “Leitor Prateado”.
Para não perder a credibilidade, não há envolvimento de dinheiro e o ingresso para participar do evento é um quilo de alimento não-perecível. O montante arrecadado é repassado, na mesma noite, a uma das entidades filantrópicas da cidade, em forma de rodízio anual.
César, que já tem o título de Cidadão Honorário concedido pela Câmara Municipal de Pará de Minas, está muito feliz e agradecido por receber a premiação Garra Profissional. “Essa honraria é muito importante e evidencia os melhores profissionais em sua área de atuação em Pará de Minas e região. Receber este prêmio significa que o meu trabalho está sendo reconhecido pela sociedade pará-minense, que a empresa onde eu trabalho tem conseguido atender às expectativas de nossos clientes, que todo esforço realizado diariamente tem valido a pena”, comentou.
O formiguense entre outros profissionais homenageados
César com sua família, a esposa Mônica Fernandes Silva Mendonça e o formiguense Tiago Fernandes Mendonça