Formiguense vence Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 em Charcutaria
Salame tipo italiano produzido por Mariana Ribeiro Teixeira se destacou entre os produtos brasileiros que disputavam o título

A produtora formiguense Mariana Ribeiro Teixeira, da marca Beira Mato Charcutaria, venceu o prêmio CNA Brasil Artesanal 2023, concedido pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), em parceria com a Academia da Charcutaria, a pequenos e médios produtores. O salame tipo italiano produzido pela formiguense se destacou entre os produtos brasileiros que disputavam o título neste ano.
O prêmio foi entregue na quarta-feira, 24 de maio, na sede da CNA, em Brasília. O secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, acompanhou a vencedora formiguense até a capital federal. Segundo ele, a premiação é organizada em três etapas de seleção e classificação dos melhores salames brasileiros, sendo: etapa de júri técnico, etapa de júri popular e análise da história do produto.
“A Beira Mato é uma pequena salumeria familiar formada pelos irmãos Mariana, responsável pela charcutaria, e Felipe, responsável pela criação dos porcos. Está localizada na Fazenda Padre Trindade, zona rural de Formiga. Os porcos utilizados na produção são criados na fazenda e são de raças brasileiras, caipiras. A Beira Mato foi também pioneira no Selo ARTE, tendo recebido os primeiros selos para produtos cárneos no Estado de Minas Gerais”, contou Anuar.
De acordo com ele, o Serviço de Inspeção Municipal de Formiga (SIM) acompanha e orienta a Beira Mato desde o início do empreendimento. “Para nós é um orgulho ver nossos produtores sendo premiados em diversos concursos nacionais e internacionais. Mostra a seriedade do trabalho desenvolvido pelo SIM e que estamos no caminho certo”.
Mariana explicou que faz a charcutaria baseada no aproveitamento integral dos animais, do focinho ao rabo. “Por isso, nossa linha de produtos é extensa e busca valorizar ao máximo cada parte do porco. Alguns dos nossos produtos são a linguiça caipira, carne de lata, bacon, salame, coppa, lonza, culatello e vários outros. Tudo é feito de forma artesanal, à mão, um a um”, informou Mariana.
A Beira Mato Charcutaria foi pioneira em Minas Gerais a receber o Selo ARTE para produtos cárneos