Formiguenses já podem comercializar produtos de origem animal em todo o país com selo do SIM
Sistema de Inspeção Municipal recebeu título de equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Os formiguenses que empreendem na fabricação de produtos de origem animal, como por exemplo os queijos e as linguiças, têm agora uma grande oportunidade de comercializar suas mercadorias em todo o país com o selo Sisbi-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que será concedido pelo SIM (Sistema de Inspeção Municipal) de Formiga. No sábado passado, dia 20, o órgão recebeu o título de equivalência ao Sisbi-POA.
A entrega do título foi feita pela diretora de Suporte e Normas do Ministério da Agricultura, Judi Nóbrega, ao prefeito Eugênio Vilela e ao secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, em solenidade durante o Festival Formiguense do Queijo. Na ocasião, estavam presentes também o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, Caio Coimbra; o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia; o diretor-geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes; o superintendente de Abastecimento Alimentar e Cooperativismo, Gilson Sales, e o gerente regional da Emater-MG de Divinópolis, Virgínio Neto.
A integração do SIM ao Sisbi-POA significa um avanço importante para a economia formiguense e está sendo muito comemorada por parte da Administração Municipal e dos próprios produtores. Segundo o secretário Anuar, esse processo teve início em 2019 e contou com o apoio do MAPA, da Emater-MG, do IMA, do Ministério Público e do Unifor através do curso de medicina veterinária. “Durante esse período, com o apoio da Administração Municipal, aumentamos a equipe, que hoje conta com quatro médicos veterinários, e adquirimos veículos e equipamentos. Também foi reformulada e atualizada toda a legislação [lei, decretos, portarias e normativas]. Agradecemos a todos que nos ajudaram a alcançar essa equivalência, que não é um ponto de chegada, mas sim de partida para novas conquistas”, ressaltou.
A integração do SIM ao Sisbi-POA ocorreu por meio da Portaria SDA/MAPA nº 1.144, de 11 de julho de 2024. O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
Primeiro Certificado
No sábado, durante a entrega do título de equivalência, também foi concedido o primeiro certificado Sisbi a um estabelecimento formiguense: Distribuidora Pamplona, a Bete Alimentos, que já está autorizado a comercializar com segurança seus produtos em todo o Brasil.
Para o diretor da empresa, Phillip Bruno Rodrigues de Moraes, foi uma satisfação muito grande receber o certificado Sisbi. “Está sendo muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho, do nosso esforço e a qualidade dos nossos produtos sendo reconhecidos. Vamos poder levar para qualquer região do país o nome da nossa empresa e o de Formiga. Isso é muito significativo para nós”, comentou.
Título de Reconhecimento de Equivalência
O primeiro estabelecimento formiguense que recebeu o certificado Sisbi foi a Bete Alimentos