Forte onda de calor permanecerá até o fim de semana em Formiga

Na segunda-feira, 13, os termômetros na cidade chegaram aos 40º C

Forte onda de calor permanecerá  até o fim de semana em Formiga
O termômetro da Praça Getúlio Vargas registrou 40º C às 15 horas de segunda-feira, dia 13




Quem esperava que o calor iria durar só até hoje, dia 16, previsão dada na semana passada por esse jornal e pela mídia em todo o Brasil, vai ter que esperar mais um pouco. Meteorologistas preveem que a forte onda de calor vai permanecer até o final de semana em várias localidades do país, inclusive em Formiga.

O fenômeno que atinge o Brasil desde sábado, dia 11, ganhou força e ocorre devido ao efeito El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico, gerando grandes alterações no clima. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) estendeu o alerta de grande perigo para 15 estados e o Distrito Federal. Mais de 1.400 cidades estão impactadas pelas altas temperaturas. Em Minas Gerais, a tendência é que as temperaturas aumentem 5ºC acima da média em todas as 853 cidades do estado. Tal elevação é considerada de 'grande perigo' à população.

Em Formiga, o termômetro da Praça Getúlio Vargas registrou 40º C às15 horas de segunda-feira, dia 13. Segundo o portal do Inmet, a previsão de tempo para o município é de 38º C nesta quinta-feira, dia 16, e sexta-feira, dia 17. No sábado, dia 18, e domingo, dia 19, a temperatura sobe para 39ª C. Ela só irá começar a cair na terça-feira, dia 21, que registrará 31º C. A previsão de chuvas é para sexta e sábado.

O Inmet também emitiu alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar. Em 475 municípios de Minas Gerais, esses marcadores deverão estar entre 12% e 20%. O índice ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50% e 60%. Abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde.

Defesa Civil emite ‘alerta vermelho’ para o município

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) divulgou nota alertando a população que, além de a temperatura em Formiga poder atingir 39°C nos próximos dias, a sensação térmica poderá ser de 40°.

“Diante deste cenário, as pessoas devem hidratar-se; consumir alimentos leves; usar roupas claras e leves; manter os ambientes arejados e, se possível, com umidificadores; evitar exposição solar, inclusive para animais, que também devem ser hidratados”, orientou.

Além disso, é bom evitar banhos com água muito quente para não potencializar o ressecamento da pele. Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista; não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas, e em caso de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou a Polícia Militar (190).