Fórum de Desenvolvimento Econômico é realizado com sucesso em Formiga

Encontro teve a participação de diversos empresários, lideranças públicas e privadas e também de prefeitos de cidades da região

Fórum de Desenvolvimento Econômico é realizado com sucesso em Formiga
Representantes das instituições organizadoras do evento com os palestrantes




Com o objetivo de discutir as possibilidades que Formiga e região têm para promover o crescimento econômico baseado na estruturação de ecossistemas de inovação e empreendedorismo, o Fórum de Desenvolvimento Econômico e Inovação foi realizado com sucesso no município. O encontro, que teve a participação de diversos empresários, lideranças públicas e privadas e também de prefeitos de cidades da região, ocorreu na tarde de quarta-feira da semana passada, dia 21, no centro de eventos da Acif/CDL.
Na ocasião, foram apresentados dois cases de referência nacional com foco no desenvolvimento de territórios. O primeiro foi abordado pelo palestrante Piterson Santana, especialista em Administração e Marketing. Ele mostrou o case “Cidade empreendedora de Florianópolis”, município onde ajudou a promover ações de sucesso, como o Programa Juro Zero Floripa; a Lei de Desburocratização (que tornou a capital com o menor tempo de abertura de empresas do país) e o Programa Cidade Empreendedora.
O segundo case foi apresentado pela professora e pesquisadora Kadigia Faccin. Com experiência nas áreas de estratégia e ecossistemas de inovação, ela falou sobre “Aliança pela inovação em Porto Alegre”, abordando as estruturas de governança e ecossistemas de empreendedorismo e inovação.
Conforme divulgado, além dos exemplos práticos vividos individualmente pelos palestrantes, eles ressaltaram a importância da união de diversos atores, especialmente das instituições de ensino, para a promoção e transformação dos ecossistemas de empreendedorismo e inovação, de forma a criar uma rede municipal e regional.
Promovido pelo Movimento TEIA (Trabalho, Empreendedorismo, Inovação e Aprendizado), o evento contou com a organização do Sebrae Minas; do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (Liceu LabMaker); do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG Campus Formiga) e da Prefeitura Municipal. A iniciativa também teve o apoio do Governo do Estado, do Projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei), da Acif/CDL de Formiga e da Fapemig.
Para os organizadores, o fórum foi um marco na história e mais um passo dado em prol do desenvolvimento do ecossistema formiguense de empreendedorismo e inovação, principalmente porque reuniram-se atores importantes, como os prefeitos das cidades de Bambuí, Olívio Teixeira, e Córrego Fundo, Danilo Campos, além do prefeito de Formiga, Eugênio Vilela; o diretor-geral do IFMG em Formiga, Washington Silva, o presidente da Fundação Universidade do Oeste de Minas (Fuom) mantenedora do Unifor/MG, André Hostalácio, e o  diretor do Polo de Inovação do IFMG, Alexandre Pimenta.

No encontro, foram apresentados dois cases de referência nacional com foco no desenvolvimento de territórios