Fotografia de ex-corregedor-geral Luciano França é inagurada em galeria do Memorial do MPMG

Competência, equilíbrio e sabedoria do homenageado foram características destacadas pelos colegas durante a cerimônia. Em sua fala, Luciano lembrou dos avanços da Corregedoria, dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus e da resiliência necessária para enfrentá-los, mantendo a instituição ativa e protagonista e cuidando para não expor os membros, servidores e terceirizados ao risco de contágio. "Agradeço àqueles que com sacrifícios pessoais e familiares ombrearam comigo nessa tarefa".
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou na noite desta quarta-feira, 21 de junho, cerimônia de inauguração da fotografia do ex-corregedor-geral da instituição Luciano França da Silveira Júnior na galeria de retratos do Memorial do MPMG.
A saudação ao homenageado foi feita pelo decano da instituição, Marcio Heli de Andrade, que elogiou a personalidade do ex-corregedor e o trabalho desenvolvido por ele na instituição. "A vida inteira o Luciano foi um lutador incansável, seja como promotor de Justiça, seja como homem que sempre procurou promover o bem social. Seu trabalho foi realizado com muita competência, sabedoria e extremo equilíbrio. O Ministério Público inteiro é testemunha disso", pontuou.
Na sequência, Luciano França afirmou ter consciência do simbolismo de inaugurar a foto de ex-corregedor em uma galeria compartilhada com grandes vultos do Ministério Público de Minas Gerais. "Registro a honra dessa deferência institucional, cabendo-me respeitá-la com o compromisso de persistir, exercendo o meu cargo com a retidão e a entrega coerentes ao juramento firmado no ingresso na carreira".
O homenageado lembrou também os desafios impostos à toda sociedade e, especialmente ao MPMG, pela pandemia do novo coronavírus e a resiliência necessária para enfrentá-los, mantendo a instituição ativa e protagonista, ao mesmo tempo em que se cuidava para não expor os membros, servidores e terceirizados ao risco de contágio. "Agradeço àqueles que com sacrifícios pessoais e familiares ombrearam comigo nessa tarefa".
Ele ainda citou avanços do período em que ocupou o cargo de corregedor-geral da instituição, como a modernização e o aperfeiçoamento de processos de avaliação de estágio probatório, a apresentação de proposta de gestão das Promotorias de Justiça, a construção de um anteprojeto de reforma na parte disciplinar da Lei Orgânica Estadual, a publicação do manual de elaboração de peças jurídicas e redação oficial, a implementação da posse virtual, entre outros.
Após a fala do homenageado, o corregedor-geral adjunto, Mauro Flávio Ferreira Brandão, ressaltou que a nova imagem estampada no Memorial é só para a lembrança de gerações futuras, porque, de acordo com ele, "o ex-corregedor já deixou sua marca no coração de cada um com quem compartilhou o trabalho". Mauro Flávio afirmou, também, que a lembrança de Luciano "é a da serenidade, da temperança, da inteligência e da cultura".
Encerrando o evento, o procurador-geral de justiça, Jarbas Soares Júnior, destacou o equilíbrio e a dignidade da atuação do ex-corregedor e elogiou a equipe de trabalho escolhida por ele. "A sua gestão respeitou a promotora, o promotor, os procuradores, as procuradoras, os servidores, sem abrir mão do seu dever funcional de controle disciplinar. A sua presença na Corregedoria naquele momento demonstrou toda a sua estima pelo Ministério Público. Você cuidou da instituição e esse reconhecimento se faz presente no olhar e na satisfação de cada pessoa aqui presente", manifestou.
O dispositivo de honra do evento foi formado também pela ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus, da diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPMG e presidente do Conselho Curador do Memorial, Elaine Martins Parise, e da vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Luz Maria Romanelli de Castro, representando a Associação Mineira do Ministério Público (AMMP).
Participaram da cerimônia integrantes do Conselho Curador do Memorial, da Administração Superior, membros, servidores e colaboradores da instituição, além de familiares e amigos do homenageado.
Trajetória
Nascido em Caetanópolis e criado em Paraopeba, em Minas Gerais, Luciano França da Silveira Júnior é membro do MPMG desde 1992. Atuou nas comarcas de Tarumirim, Santa Luzia, Leopoldina e Diamantina, com promoção para Belo Horizonte em 1997, onde trabalhou nas Promotorias de Justiça de Família, Júri, Auditoria Militar e Defesa de Pessoas com Deficiência.
Exerceu o cargo de assessor nas gestões dos corregedores-gerais Marcio Heli de Andrade e Manoel Divino de Siqueira. Foi promovido para o cargo de procurador de Justiça em 1997, exercendo as funções de subcorregedor-geral e chefe de gabinete da corregedoria-geral do MPMG, na gestão do corregedor-geral Luiz Antônio Sasdelli Prudente.
Foi eleito pelo Colégio de Procuradores de Justiça para o cargo de corregedor-geral do Ministério Público, com investidura ocorrida no biênio 2019-2021. Atua, desde abril do ano passado, na Procuradoria de Justiça Cível, com atribuições nos feitos de direito empresarial (falências e recuperações judiciais), registros públicos e conflitos de competência.
Fonte: Ministério Publico MG