François Khouri: Colunista Social

Já foi o tempo I
Em um passado recente, morar na Praça São Vicente Férrer era sinal de grande status, somente para ricos e poderosos. Os "maiorais" viviam neste espaço, sonhavam em um dia chegar lá. E assim a vida passou, tudo foi modificando e hoje é completamente diferente.
Já foi o tempo II
Agora, praticamente tudo se transformou em pontos comerciais, o que não tem nada demais por sua localização privilegiada. Foram aparecendo escritórios, lojas e principalmente pontos de venda de produtos alimentícios. Também natural, pois este logradouro é o mais convidativo, tem o maior espaço da "city" e é aos pés da matriz de São Vicente Férrer.
Já foi o tempo III
Neste tempo, 2023, são somente três casas - e enormes - residenciais. Coincidentemente, moram apenas três viúvas, menos quando recebem seus familiares, vez por outra, que moram fora. Mas muita pouca movimentação familiar em termos de parentes. Ou a gente está errado?
Já foi o tempo IV
Pela manhã e aos finais de semana, é grande a movimentação de crianças, com seus pais, bicicletas, patins, skates e afins, tendo inclusive pula-pula e muitas sorveterias (talvez a maior concentração em um pequeno espaço do estado ou mesmo do país). Até aí tudo bem, ótimo!
Já foi o tempo V
Agora, à noite, dá até medo, tão logo as missas terminam, de se ao menos passar por lá. Dizem que há todo tipo de mal feito e perigo. Mesmo morando no "pé da praça", onde nascemos, não nos arriscamos. E o pior está por vir e ficou para o final da coluna. Estão construindo uma "big" sede para se instalar um banco e há outro em conversação, para se transferir da Praça Getúlio Vargas para ser "vizinho" deste primeiro. Aí, virão as explosões de caixas eletrônicos e perigos de assaltos a mão armada. Isso fora os golpistas que rondam estas instituições. Estará acabando o restinho do sossego de onde já foi o maior dos paraísos de Formiga?
De mil amores com seu primeiro netinho, a empresária da loja ‘Arco Íris Presentes’, Marisa Castro. Isso, sim, é felicidade!
De bem com a vida, Rosana Guimarães aniversaria hoje. Parabéns para ela
Chiquérrima, Roberta Costa, da família Retran, em foto de ‘ano novo’ pelo seu ‘nat’