Geleia formiguense é a única mineira finalista do Prêmio Brasil Artesanal

Produto da empresa Do Rancho concorre com geleias dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pará e Maranhão

Geleia formiguense é a única mineira finalista do Prêmio Brasil Artesanal
A geleia mista de abacaxi com pimenta, produzida pela empresa Do Rancho, foi selecionada entre 245 amostras




A geleia mista produzida pela empresa formiguense “Do Rancho”, comunidade rural de Papagaios, é a única de Minas Gerais finalista do Prêmio Brasil Artesanal Geleia, promovido pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Ela está entre outros cinco finalistas na categoria geleia mista, com a geleia de abacaxi com pimenta.

Dez produtos foram selecionados previamente pelo júri técnico, que analisou, durante dois dias, 245 amostras. Os jurados fizeram uma avaliação sensorial, de caráter eliminatório e classificatório, considerando aspectos como cor, aroma, sabor, consistência, impressão global e harmonização.

O resultado foi divulgado na segunda-feira, 31 de março. Agora os produtos serão avaliados por um júri popular, previsto para o dia 12 deste mês.

Nessa fase, a população em geral fará a degustação das amostras, sem identificação, em ambiente público de ampla circulação. Os participantes também não terão acesso aos rótulos dos produtos. A última etapa será feita por uma comissão que avaliará as histórias das geleias finalistas.

Os cinco finalistas das duas categorias, geleias simples e mista, serão premiados com valores em dinheiro. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

As geleias concorrentes são dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Minas Gerais e Maranhão.

O concurso é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos e com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/SAA SP). O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

 

Trabalho Reconhecido

No próximo dia 12, a representante da empresa “Do Rancho”, Glenda Frade, irá a Brasília para receber a premiação.

“É muito gratificante ver meu trabalho reconhecido através do sabor inigualável de uma receita criada por mim com tanto amor! De pensar que há 5 anos a gente começou a produzir tudo aqui no rancho, de forma artesanal, com inspiração na minha mãe, que é doceira de mão cheia, e agora temos nosso produto apreciado por tanta gente! Só posso agradecer a todo apoio que sempre tivemos, especialmente do pessoal do SIM [Serviço de Inspeção Municipal], que não mede esforços pra ajudar em tudo que sempre precisamos”, comentou a formiguense.

Procurado pelo jornal, o diretor de políticas rurais da Prefeitura, Anuar Teodoro Alves, comentou que “apesar de o produto da empresa Do Rancho não ser sensível ao SIM, a equipe contribuiu com orientações sobre espaço, fluxo, normas legais, etc”. “O SIM está aberto a ajudar todo produtor rural que necessitar, basta procurar nossa equipe”, observou.

 

A representante da empresa, Glenda Frade, irá a Brasília para receber a premiação