Grupo de Apoio à Adoção de BH visita presidente José Arthur Filho

Grupo de Apoio à Adoção de BH visita presidente José Arthur Filho
O presidente José Arthur Filho afirmou que pretende agilizar julgamentos (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)




Not-reuniao-adocao.jpg
O presidente José Arthur Filho afirmou que pretende agilizar julgamentos (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu nesta segunda-feira (10/7) a visita de integrantes do Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte, entidade sem fins lucrativos que busca difundir entre a sociedade a cultura da adoção de crianças e adolescentes. Eles estavam acompanhados do deputado estadual Wendel Mesquita.

O objetivo da visita foi solicitar que os processos relativo às adoções de crianças e adolescentes que vivem em abrigos e casas de acolhimento da capital possam ser agilizados. Em muitos casos, um processo de adoção pode se estender por até cinco anos.

Para o presidente José Arthur Filho, trata-se de uma questão de grande importância e muito sensível, pois envolve crianças e adolescentes vulneráveis que precisam de um novo lar para se reintegrar à sociedade e ter uma vida normal.

"Vamos agilizar julgamentos por meio de grandes mutirões, o que vai aliviar o número de processos e propiciar que as crianças tenham uma nova família", disse o presidente.

O deputado Wendel Mesquita salientou que a questão da adoção é uma pauta que interessa toda a sociedade, pois trata de crianças e adolescentes que vivem em abrigos provisórios em busca de novas famílias. "São vários processos, o que pode provocar eventuais demoras jurídicas, inviabilizando a adoção", afirmou.

A advogada do Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte, Larissa Jardim, explica que a entidade é um grupo voltado à promoção da cultura da adoção e do direito constitucional de toda criança ter uma família. "Somos uma instituição sem fins lucrativos, composta por voluntários, pais, assistentes sociais e psicólogos que tentam difundir a cultura da adoção na sociedade. Essas crianças precisam de um olhar mais apurado das autoridades, para que possam obter uma nova família", frisou.

Presenças

Participaram também da reunião o desembargador Pedro Aleixo Neto; o juiz auxiliar da Presidência, Thiago Colnago; Carolina Alves Bella, Manuel Luiz Bella, Eliana Chaves Ferreira e Alessandro Moreira Ferreira, que são pais de crianças adotadas em Belo Horizonte; o assessor parlamentar Diego Sanches; e os integrantes do Grupo de Apoio à Adoção, Vanici Cristina Veronesi, Kênya Imaculada Carvalho de Araújo, Clayton Salamim Souza e Diego Sanches.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG