Há quem goste…

Há quem goste…




Quem não gosta de cachorro estranha quem gosta. Cachorro não bota, espalha mau cheiro de urina onde vive e suja de fezes os caminhos por onde passa, além disso, não é cultura ocidental comer carne de cachorro. Nesse sentido, há mais lógica em criar galinhas. Dizem que o que acontece tem a ver com o olhar do cachorro, ele olha para seu dono como se gostasse dele, como se houvesse carinho e acaba o ser humano se apaixonando pelo ser canino. Praticamente todos os cachorros sabem quem são seus donos e quem são os estranhos. Mudam o jeito de agir, latem, se escondem, ficam agitados ou até mesmo nervosos a ponto de atacar. A resposta a desconhecidos pode variar de pet para pet, podendo ser mais ou menos evidente. Em síntese, quem não gosta não gosta, quem gosta gosta.

Os apaixonados por futebol viram pela TV na última quarta-feira a seleção brasileira levar um chocolate humilhante da Argentina: 4 x 1 fora o baile. Quem torce para times como Atlético, Cruzeiro, Formiga, Vila e Guarani acaba dando de ombros, futebol é time, seleção é só um mês de quatro em quatros anos. Que graça tem torcer para jogadores que estão na Europa que, constantemente, são indicados por seus empresários para vestir a amarelinha? Mesmo assim, há quem deixe de dormir cedo para assistir aos jogos.

Em Formiga, um vídeo com a reação de estudantes da cidade sobre um documentário produzido por Sandro Figueiredo, que teve como tema o cineasta patrício Alonso Gonçalves, impressiona. O que se nota é que ninguém conhece sua cidade e seus filhos de relevância e chegam a falar mal dela. Dizem que a cidade é muito parada e que nem imaginavam que alguém nascido por estas bandas pode fazer sucesso, isso sem ter o mínimo conhecimento dos municípios vizinhos. Mal comparado, amar cachorro tem sentido, torcer para um monte de milionários que jogam na Espanha e Inglaterra tem sentido, mas conhecer e valorizar onde nasceu, mora e possivelmente vai morrer não significa nada.

Dizem que para se ver a ilha é preciso sair da ilha. Quem vai embora dá muito mais valor a Formiga do que quem fica.