Henrique Mello Cholodovskis

(Riquinho)

Henrique Mello Cholodovskis




Acordar bem cedo e passar manteiga da roça no pão quentinho vindo da Padaria do Bacalhau, colher pitanga no pé que ficava na beira da escada que ia para o quintal, jogar botões na varanda do alpendre e fazer gol de cabeça no time do Cruzeiro em jogo contra o FEC no Estádio Juca Pedro. Assim foi infância e juventude de Henrique Mello Cholodovskis, o Riquinho do seu Henrikas Cholodovskis e de Eleonora Melo Cholodovskis, a Dona Loló, na movimentada residência na Rua Jovino Mendes.
Casado com Andreia Giovana Mendes, Riquinho é pai da Ana Flávia, do Henrique e da Gabriela. Aposentado do Banco do Brasil, ele atualmente reside em Divinópolis. Se foi de Formiga em 1981.
“Minha vida, assim como a de minha mãe e meus irmãos, foi na Praça de Esportes. Ali formamos nossa consciência de união e determinação. Era uma época onde tínhamos muita confraternização com alegria e diversão. Tive o privilégio de estudar no Colégio Antônio Vieira, no Colégio Santa Terezinha e Escola Normal, fiz grandes e inesquecíveis amizades”.
Nascido em 27 de agosto de 1961, Henrique hoje tem mais tempo de vida fora de Formiga do que na cidade. “Jogávamos futebol e bete no passeio e no meio rua, todo mundo tinha o seu estilingue e o seu carrinho de rolemã, não saímos da Pracinha da Matriz. Um tempo intenso que vivi em Formiga que vale por séculos fora dela”.