Homem ameaça explodir Instituto Federal de Arcos
Autor foi preso pela PM após invadir a instituição de ensino na manhã desta terça-feira

Infelizmente, ataques, agressões e violências a estabelecimentos de ensino têm sido cada vez mais frequentes e são destaques na mídia do Brasil e do mundo. Na manhã desta terça-feira, um triste episódio foi registrado no campus do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) em Arcos. Um homem de 29 anos, natural do estado do Rio Grande do Norte, invadiu a instituição e, demonstrando-se agressivo e descontrolado, ameaçou explodir o prédio. Ele ainda causou diversos problemas no educandário, aterrorizando visitantes e funcionários no local.
De acordo com a assessoria de Comunicação do IFMG, como a instituição encontra-se em greve, nenhum aluno estava presente no momento da ocorrência. Além de servidores da manutenção e dos seguranças, havia algumas pessoas integrantes da equipe “Tambores de Aço”, numa apresentação feita por um projeto da Fundação CSN no campus.
Conforme divulgado pelo 63º Batalhão de Polícia Militar, a PM foi acionada, mas quando chegou ao local, o autor já havia sido contido pelos seguranças do IFMG. De acordo com eles, o cidadão pulou as grades de proteção, adentrou a cozinha e, bastante agitado, se apossou de um botijão de gás, dizendo que iria explodir o prédio. Somente após ser dissuadido pelos funcionários, ele soltou o botijão. No entanto, na área externa da edificação, ele agarrou uma jovem de 18 anos pelos cabelos e a puxou, momento em que foi dominado pela equipe de segurança.
“Mesmo algemado e no cofre da viatura, o autor apresentou alto nível de agressividade, emitindo falas desconexas a provocando autolesão, batendo com a cabeça no compartimento interno do veículo. Foi encaminhado ao pronto atendimento municipal, onde foi necessária sedação por parte da equipe médica para que ele se acalmasse. O autor permaneceu no hospital, em observação, devendo responder por vários crimes oportunamente”, informou a PM em nota.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, o homem foi preso em fevereiro deste ano por causar tumulto em meio a vários carros no trânsito de Arcos, entrando na frente dos veículos em via pública e comprometendo a segurança do trânsito.
ATAQUES NO BRASIL
Em fevereiro deste ano, o Jornal da USP, divulgou dados referentes a um estudo cujo relatório foi lançado em novembro de 2023, intitulado “Ataque às escolas no Brasil: análise do fenômeno e recomendações para a ação governamental”, realizado pelo Grupo de Trabalho de Especialistas em Violências nas Escolas, do Ministério da Educação. Segundo o documento, o Brasil teve, entre 2002 e o momento de sua conclusão (outubro de 2023), 36 ataques a escolas, que resultaram em 164 vítimas, sendo 49 casos fatais e 115 pessoas feridas.