‘Horta Urbana’ produziu mais de 3 toneladas de alimentos em 2023

Por meio do projeto, 28.757 mudas de hortaliças foram plantadas no ano passado

‘Horta Urbana’ produziu mais de 3 toneladas de alimentos em 2023
Nas Hortas Urbanas, a produção de alimentos é feita de maneira agroecológica e com uso racional da água




Implantado em março de 2018 pela   equipe do Banco Municipal de Alimentos de Formiga (BMA), o Projeto Horta Urbana promoveu, em 2023, o plantio de 28.757 mudas de hortaliças, produzindo mais de 3 toneladas de alimentos que foram encaminhados às famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

A primeira horta foi plantada em um terreno que fica ao lado do BMA, no Bairro Água Vermelha. De lá para cá, foram criadas várias unidades que incentivam a produção de alimentos de maneira agroecológica e com uso racional da água. As mudas utilizadas no plantio são doadas pela parceira Carmeuse Brasil.

Conforme divulgado pela Prefeitura, nas Hortas Urbanas, são mais comuns as hortaliças folhosas, como alface, couve, rúcula, mostarda, brócolis, repolho, cebolinha, salsinha, mas há, também, beterraba, abóbora, mandioca, tomate e cenoura.

O trabalho, que é conduzido por estagiários do curso de Engenharia Agronômica do Unifor-MG, coordenados pelo servidor Ronny Ferreira e com a supervisão do professor Vítor Rodrigues, conta em algumas unidades com o apoio de alguns voluntários que residem no entorno.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Agronômica do Unifor-MG, Adriano Alves da Silva, a participação dos estagiários tem sido muito importante, uma vez que os estudantes que participam de projetos como o “Horta Urbana” se tornam profissionais diferenciados no mercado de trabalho. “Os alunos têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de lidarem com situações diversas do dia a dia, desenvolvendo habilidades como o relacionamento interpessoal, planejamento e pro-atividade”.

As hortaliças folhosas são mais comuns, mas também são plantados pimentões, cenouras e outros alimentos