Inaugurada segunda fase do Projeto ‘Formiga de Olho’
Número de câmeras do sistema de vídeo-monitoramento passou de 21 para 50; oito delas contam com a tecnologia LPR

Parceria entre a Prefeitura, Câmara, Consep e Sociedade Civil viabilizou a inauguração da segunda fase do Projeto “Formiga de Olho” no município. A solenidade aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 27, na sede do 63º Batalhão.
Conforme divulgou a Polícia Militar, o “Formiga de Olho” teve início, de forma embrionária, no ano de 2009. Já em 2018, com trabalho e a disponibilização de recursos, iniciou-se a estruturação do projeto, buscando a definição do layout e a compra de equipamentos para implementar o sistema de vídeo-monitoramento, que veio a ser concluído no ano de 2019, através de recursos do poder público e de empresas parceiras, junto com o trabalho realizado pelo Consep. Inaugurado em junho 2020, o “Formiga de Olho”, foi um sonho que se transformou em realidade ao ser entregue a central de vídeo-monitoramento, com cinco operadores e 21 câmeras.
“Com o passar dos anos, com o amadurecimento das ideias e em busca de uma melhoria, unindo esforços junto aos poderes Executivo e Legislativo, bem como contando com apoio da iniciativa privada, conseguimos dar um salto de 21 câmeras para 50 câmeras, sendo que oito delas possuem a capacidade de leitura de placa chamadas de câmeras LPR. Tal tecnologia possibilita a identificação de veículos através dos dados alienados à placa do veículo”, destacou a PM em nota.
A distribuição destas câmeras e seus pontos de instalação foram precedidos de um estudo técnico para melhor emprego dos recursos, sendo todo o processo de escolha definido pela Polícia Militar.
Segundo o 63º Batalhão, esse salto, que dobrou a quantidade de câmaras e apresentou uma nova tecnologia com a instalação dos dispositivos com capacidade de leitura de identificação de placas (LPR’s), foi alcançada graças à atuação em conjunto do prefeito Eugênio Vilela, vice-prefeita Adriana Prado, chefe de Gabinete Mardem Lima, Câmara Municipal, vereadores Cabo Cunha, Flávio Martins e Luiz Carlos Tocão, Consep, bem como algumas empresas que também aderiram ao programa, com o intuito de somar esforços.