Incêndio afeta mais de 3 hectares de pasto às margens da BR-354

Bombeiros alertam sobre a necessidade de colaboração da comunidade para a prevenção dessa prática

Incêndio afeta mais de 3 hectares de pasto às margens da BR-354
Bombeiros utilizaram equipamentos específicos, como sopradores e bombas costais, para evitar a propagação das chamas




A 4a Companhia de Bombeiros foi acionada, na manhã dessa quinta-feira, 4, para combater um incêndio em pasto na Rodovia BR-354, KM 509, em Formiga. Conforme divulgado, cerca de 3,3 hectares foram afetados pelas chamas.

A equipe de bombeiros atendeu prontamente ao chamado e conseguiu extinguir o incêndio utilizando equipamentos específicos da atividade, como sopradores e bombas costais, o que evitou a propagação das chamas.

“Incêndios em vegetação não apenas representam riscos para a população, mas também têm um impacto significativo sobre o meio ambiente. Durante o combate, lamentavelmente, foi observado o efeito das chamas sobre a fauna local, incluindo a perda de uma cobra”, destacou a companhia.

Os bombeiros ainda salientaram que “a grande maioria dos incêndios florestais, cerca de 99%, são causados por ações humanas. Assim, há a necessidade da colaboração da comunidade na prevenção de incêndios, evitando práticas que possam colocar em risco tanto a segurança pública quanto o meio ambiente”.

 

ALVORADA

Na tarde do mesmo dia, por volta das 16 horas, a 4ª Companhia de Bombeiros foi acionada para combater um incêndio em vegetação no Bairro Alvorada.

O incêndio ocorreu em área urbana não protegida, caracterizada pela presença de vegetação típica de cerrado, além de braquiária e uma significativa quantidade de lixo. Com aproximadamente 0,2 hectares já consumidos pelas chamas, a situação demandou uma resposta imediata e eficiente por parte da equipe de bombeiros.

Utilizando sopradores e uma linha direta de água da viatura de combate a incêndio, os bombeiros conseguiram controlar e extinguir as chamas de forma eficaz. Foram necessários 500 litros de água para o combate direto ao fogo, além do rescaldo e resfriamento dos focos remanescentes para evitar reignições.

A resposta rápida da equipe de Bombeiros foi crucial para evitar que o fogo se alastrasse ainda mais.

Bombeiros utilizaram equipamentos específicos, como sopradores e bombas costais, para evitar a propagação das chamas

No Alvorada, equipe utilizou uma linha direta de água da viatura para combater o incêndio