Incêndio consome 23 hectares de mata em Morro Cavado

Corpo de Bombeiros contou com o auxílio de populares e dois tratores no combate às chamas

Incêndio consome 23 hectares de mata em Morro Cavado
Além da área queimada, os bombeiros estimam que 800 metros cúbicos de lenha (eucalipto cortado) foram consumidos pelo fogo




A 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Formiga foi acionada no início da tarde dessa terça, 8, por volta das 13 horas, para combater um incêndio em vegetação na comunidade rural de Morro Cavado, em Formiga.

No local, a equipe de bombeiros se juntou a populares que já combatiam os focos de incêndio, tratava-se de área destinada à pastagem e ao cultivo de eucaliptos, bem como áreas de vegetação típica do cerrado mineiro. 

“Considerando que o fogo já havia consumido toda área de pastagem, foi priorizado o combate às chamas que se propagavam com maior intensidade em direção à floresta plantada de eucaliptos, sendo utilizados sopradores para o combate direto e posteriormente feito um aceiro isolando a área que estava em chamas”, informaram os bombeiros. 

Segundo a 4ª Companhia, com o incêndio sob controle na área dos eucaliptos, os militares deslocaram-se para a área de mata nativa, onde o fogo se propagava com menor intensidade, realizando a completa extinção dos focos.

Estima-se uma área queimada de aproximadamente 23 hectares, entre mata nativa, pastagem, floresta plantada e ainda 800 metros cúbicos de lenha (eucalipto cortado).

Além da colaboração de populares com serviços braçais, houve o auxílio de dois tratores no combate às chamas na área com a presença de eucaliptos. Segundo as testemunhas, o incêndio seria de origem criminosa, tendo iniciado na parte baixa do terreno.