Incêndio de grandes proporções atinge Fazenda Cachoeira dos Buritis

Corpo de Bombeiros ficou no local durante todo o dia, monitorando e realizando o combate às chamas

Incêndio de grandes proporções atinge Fazenda Cachoeira dos Buritis
Área afetada incluía vegetação de braquiária, além de cerrado com eucaliptos e terreno irregular




Mais um incêndio em área de pastagem foi registrado na zona rural de Formiga nessa quarta-feira, 4 de setembro. Desta vez, o ocorrência foi de grandes proporções e aconteceu na Fazenda Cachoeira dos Buritis. Por volta das 8h40, a 4ª Companhia de Bombeiros Militar foi acionada para combater o fogo.

Ao chegar ao local, a equipe de bombeiros encontrou um incêndio intenso que se propagava por uma vasta área de pastagem e de vegetação típica do cerrado, incluindo árvores de médio e grande porte. O fogo avançou para uma mata onde a vegetação e a topografia do terreno inviabilizaram o combate pelos militares, todavia a equipe do Corpo de Bombeiros permaneceu no local realizando o monitoramento do fogo para retomar o combate assim que possível.

A guarnição ficou no local durante todo o dia, monitorando e realizando o combate. Utilizou-se de sopradores, abafadores, mochilas costais e técnicas de incêndios florestais para conter as chamas.

No fim da tarde, a equipe solicitou apoio e foi enviada uma nova guarnição para o combate. No local, os bombeiros também encontraram um grupo de colaboradores da fazenda que ajudaram nas ações comandadas pelos militares, conseguindo, assim, controlar o fogo.

Por se tratar de período noturno, não foi possível verificar a área queimada, mas sabe-se que foi uma área muito extensa. A área afetada incluía vegetação de braquiária, além de cerrado com eucaliptos e terreno irregular. O clima seco e o vento favoreceram a rápida propagação do incêndio, que gerou uma densa fumaça.

O Corpo de Bombeiros orienta que, ao se tratar de pastagens, o proprietário ou responsável faça aceiro com largura de 1 ½ à altura da vegetação predominante no terreno, separando uma pastagem da outra, pois na época de estiagem a vegetação seca e os ventos fazem as chamas alastrarem rapidamente, podendo atingir uma área muito grande, causando prejuízos a criações ou plantações.

Monitoramento em Baiões

Na madrugada dessa quarta-feira, 4, por volta das 5h10, a 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Formiga também realizou monitoramento de incêndio em vegetação na comunidade de Baiões, onde o incendio já ocorria há 3 dias.

No local, o fogo se alastrou por uma extensa área de pasto, abrangendo também áreas de reserva e plantações de eucalipto. As chamas atingiram uma região de vegetação típica do cerrado, incluindo capoeira e mata densa, com árvores de médio e grande porte e terreno acidentado. A equipe atuou no combate ao incêndio desde domingo, utilizando abafadores, sopradores e mochilas costais.

Segundo os bombeiros, os danos foram limitados e o incêndio foi controlado, consistindo principalmente na queima da vegetação rasteira, não tendo sido relatados danos maiores.

Equipe atuou no combate ao incêndio desde domingo, 1 de setembro