Incêndio em veículo é controlado com extintor portátil

Bombeiros foram acionados, mas situação foi controlada pela condutora, que utilizou o equipamento para apagar as chamas

Incêndio em veículo é controlado com extintor portátil
O Corpo de Bombeiros alerta que ‘apesar de não ser item obrigatório desde 2015, o extintor é fundamental para conter princípios de incêndio, proteger vidas e minimizar prejuízos materiais’




O Corpo de Bombeiros de Formiga foi acionado na noite de sexta-feira passada, dia 7, por volta das 20 horas, a comparecer à Rua São Paulo, no Bairro Bela Vista, para atender a uma ocorrência de incêndio em veículo automotor. A guarnição deslocou-se para o local, onde encontrou a situação já controlada pela própria condutora do carro, que utilizou um extintor de incêndio veicular para apagar as chamas.

Os bombeiros, munidos dos equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários, realizaram uma vistoria minuciosa no veículo para verificar possíveis indícios de reignição, mas não identificaram riscos. O carro estava estacionado próximo à calçada, sem obstruir o trânsito, e a condutora aguardava a chegada de um guincho para a remoção segura do automóvel.

“O rápido uso do extintor de incêndio pela motorista foi decisivo para evitar danos maiores e possíveis riscos à segurança de terceiros. O caso reforça a importância de todos os veículos estarem equipados com extintores em boas condições de uso. Apesar de não ser item obrigatório desde o ano de 2015, o extintor é fundamental para conter princípios de incêndio, proteger vidas e minimizar prejuízos materiais”, destacou a 4ª Companhia BM em nota.

Os bombeiros destacaram ainda que, em situações de emergência, o uso correto do extintor pode ser a diferença entre um incidente controlado e uma tragédia. “Por isso, é essencial que os condutores verifiquem regularmente a validade do equipamento e saibam manuseá-lo adequadamente. O caso serve como alerta para a conscientização de todos os motoristas sobre a importância da prevenção e da preparação para situações de risco”.

Incêndio em maquinário agrícola

Ainda na sexta-feira, porém mais cedo, por volta das 16h40, o Corpo de Bombeiros de Arcos foi acionado para combater um incêndio em uma colheitadeira durante o serviço de colheita de soja no km 462 da BR-354, em Arcos. O operador da máquina relatou que ouviu um barulho vindo do motor antes do início das chamas.

Ao chegar ao local, a equipe constatou que mais da metade do equipamento já havia sido consumida pelo fogo. Os bombeiros, utilizando equipamentos de proteção individual adequados, montaram duas linhas de ataque e empregaram aproximadamente 4 mil litros de água para extinguir o incêndio e realizar o rescaldo.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância da manutenção preventiva de equipamentos agrícolas para evitar incidentes como este.

 Bombeiros utilizaram em torno de 4 mil litros de água para extinguir o fogo