Incêndios em lotes continuam mobilizando o Corpo de Bombeiros
Em poucas horas, duas ocorrências foram registradas nessa quinta-feira: no Alto da Praia e no Santa Tereza

Apesar de serem considerados crimes ambientais, os incêndios em lotes vagos e áreas de vegetação continuam mobilizando o Corpo de Bombeiros em Formiga. Quase todos os dias, a 4ª Companhia é chamada para combater esse tipo de queimadas. Na quinta-feira passada, 29, por volta das 12h50, a ocorrência foi em área urbana não protegida na Rua José Candido de Oliveira, no Alto da Praia.
O incêndio ocorreu em área coberta por vegetação típica do cerrado, caracterizada por árvores de médio e grande porte e um terreno irregular com áreas de difícil acesso. As chamas, que alcançaram grandes proporções, se espalharam para um lote vago cercado por muros, também coberto por vegetação semelhante.
A equipe do Corpo de Bombeiros iniciou o combate ao fogo utilizando equipamentos como soprador, mochila costal e abafador. Contudo, devido ao terreno irregular e ao acesso complicado, foi necessário acessar a área pela Avenida Lagoa do Fundão, utilizando a entrada disponível na residência do solicitante. O combate foi então realizado com uma linha direta de ataque a partir da viatura de combate a incêndio.
A área afetada pelo incêndio foi de aproximadamente 0,28 hectares. No total, foram utilizados cerca de 1.500 litros de água no combate direto às chamas e no rescaldo para o resfriamento dos focos de incêndio.
“A atuação rápida e eficaz da 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros foi fundamental para a contenção do incêndio e para evitar a propagação das chamas para áreas adjacentes”, divulgou a corporação em nota.
SANTA TEREZA
Mais tarde, por volta das 17 horas, os Bombeiros foram acionados para atender a uma ocorrência de incêndio em lote vago na Rua José Augusto de Souza, no Santa Tereza.
Ao chegar ao local, a equipe iniciou imediatamente os procedimentos. O incêndio afetou um lote aberto, predominado por vegetação de braquiária e acúmulo de lixo. Embora as chamas já tivessem sido controladas por um morador local, usando uma mangueira de jardim, a guarnição do Corpo de Bombeiros concluiu a extinção das chamas e efetuou o rescaldo utilizando mochila costal e abafador.
A área afetada foi de aproximadamente 0,02 hectares. Foram empregados cerca de 20 litros de água para o combate direto e para o resfriamento dos focos de incêndio. Após assegurar que não havia risco de reignição, a ocorrência foi finalizada.
Queimada em lote vago na Rua José Augusto de Souza, no Santa Tereza