Incêndios em lotes mobilizam Corpo de Bombeiros
De sexta a domingo, foram registradas sete ocorrências

Apesar de ser considerado crime ambiental, atear fogo em lotes, vegetações e pastagens tem sido cada vez mais frequente em Formiga e região. De sexta-feira passada, dia 28, a domingo, dia 30, a 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros registrou sete ocorrências.
Só na última sexta-feira, foram três em Formiga e um em Córrego Fundo. Segundo os bombeiros, nesses incêndios os lotes estavam capinados, acerados e com a vegetação já seca em chamas, o que provocou muita fumaça e assustou os moradores devido às chamas altas.
“Os proprietários, no intuito de limparem seus respectivos loteamentos, fazem a capina, deixam o mato secar e colocam fogo para completarem a limpeza. É fundamental destacar que muitos incêndios em lotes vagos poderiam ser evitados com maior esforço e envolvimento comunitário, especialmente no apoio à fiscalização e na denúncia de práticas irregulares. Os incêndios em vegetação podem causar sérios danos, incluindo impactos à saúde de pessoas vulneráveis, como crianças e idosos, danos materiais que podem atingir residências e a rede elétrica, além de consequências nocivas ao meio ambiente”, divulgou a corporação em nota.
RODOVIA ARLINDO DE MELO
No sábado, dia 29, por volta das 11h50, os bombeiros foram acionados para conter um incêndio em área de pastagem próxima ao resort Furnaspark, na Rodovia Arlindo de Melo, Km 11, em Formiga. O fogo afetou aproximadamente 12 hectares cobertos por capim braquiária, vegetação predominante na região.
A equipe do Corpo de Bombeiros utilizou sopradores e abafadores de maneira eficaz para extinguir as chamas, evitando danos maiores ao meio ambiente. A Quarta Companhia ressalta a importância da conscientização e prevenção contra incêndios em áreas naturais, especialmente durante períodos de clima seco. “A colaboração da comunidade é fundamental para preservar nosso patrimônio ambiental e garantir a segurança de todos”.
BAIRRO JOSÉ HONORATO
Ainda no sábado, por volta das 19 horas, a Quarta Companhia de Bombeiros foi acionada para conter um incêndio em lote vago, na Avenida Vereador José Higino Filho, Bairro José Honorato de Castro, em Formiga, onde o fogo afetou aproximadamente 900 metros quadrados cobertos por capim braquiária, vegetação também predominante na região. A equipe de bombeiros utilizou sopradores e abafadores de maneira eficaz para extinguir as chamas, evitando danos maiores ao meio ambiente.
SANTA TEREZA
Na manhã de domingo, dia 30, por volta das 11h30, os bombeiros foram acionados para combater um incêndio em área de vegetação próxima ao Cristo, na Avenida Padre Leão João Dehon, Santa Tereza, em Formiga. O fogo consumiu aproximadamente 0,04 hectares.
A equipe respondeu prontamente ao chamado e conseguiu extinguir as chamas utilizando sopradores, mochilas costais e abafadores.
Após o controle deste incêndio, os bombeiros se depararam com um segundo incêndio em um lote vago na mesma rua. As chamas foram completamente extintas e o rescaldo realizado, com um total de 0,12 hectares consumidos pelo fogo. Os incêndios em vegetação representam um sério risco tanto para a população quanto ao meio ambiente. O Corpo de Bombeiros enfatiza a importância da colaboração da comunidade na prevenção desses incidentes, evitando práticas que possam colocar em perigo a segurança e a preservação ambiental.
Na Avenida Padre Leão João Dehon, o fogo consumiu aproximadamente 0,04 hectares