Incêndios mobilizam bombeiros no fim de semana

As queimadas, quando provocadas intencionalmente, são consideradas crimes ambientais passíveis de multa

Incêndios mobilizam bombeiros no fim de semana
Os incêndios causam prejuízos ambientais e para a saúde pública




Neste fim de semana, mais uma vez, a 4ª Companhia de Bombeiros atendeu a várias ocorrências de incêndios em áreas de vegetação em Formiga. Além de causar prejuízos ambientais e para a saúde pública, as queimadas são classificadas como crime ambiental passível de multa quando provocadas intencionalmente.

Conforme divulgou a companhia, na tarde de sexta-feira, dia 12, foram registrados dois incêndios. Um na Rua Raimundo Correia de Melo, próximo ao Campo do Estrelinha, no Bairro Santa Tereza, e outro na Rua Joana da Silva Alves, no Alto da Praia. “A primeira ocorrência envolveu uma região coberta por matagal, com predominância de vegetação braquiária. A guarnição agiu rapidamente, realizando a extinção das chamas por meio de uma linha direta da viatura de combate a incêndio e utilizando sopradores. Graças à agilidade da equipe, foi possível controlar o incêndio antes que se espalhasse ainda mais. A área queimada totalizou aproximadamente 0,162 hectares e, durante o combate às chamas, foram utilizados cerca de 400 litros de água, tanto para o combate direto quanto para o rescaldo e resfriamento dos focos de incêndio”, informou.

A segunda ocorrência, no Alto da Praia, foi em lotes cobertos por vegetação, adjacentes a áreas urbanas com vegetação nativa. “A vegetação predominante nos lotes era braquiária, enquanto as áreas vizinhas apresentavam características típicas do cerrado. Diante da situação, a guarnição mobilizou-se rapidamente, utilizando bombas costais, sopradores e uma linha direta da viatura de combate a incêndio para extinguir as chamas. A área afetada pelo incêndio totalizou aproximadamente 1 hectare e, para o combate direto às chamas, assim como para o rescaldo e resfriamento dos focos de incêndio, foram utilizados cerca de 1.000 litros de água. A atuação ágil e eficiente dos bombeiros foi fundamental para controlar o incêndio, evitando que as chamas se alastrassem e garantindo a segurança da comunidade local”, relatou a companhia.

No sábado, dia 13, os bombeiros atenderam a um incêndio às margens da MG-050, próximo ao km 202. Segundo a companhia, a fumaça gerada pelo incêndio estava causando riscos aos veículos que transitavam pela rodovia, reforçando a urgência da intervenção dos bombeiros para mitigar os danos. “Utilizando uma linha direta da viatura de combate a incêndio, a guarnição iniciou os trabalhos de extinção das chamas. A área afetada foi estimada em cerca de 0,35 hectares e, para controlar o fogo, foram utilizados aproximadamente 1000 litros de água”, descreveu a companhia a ação.

 Incêndio é registrado em residência no Balneário Furnastur

 

No domingo, dia 14, a 4ª Companhia de Bombeiros foi acionada para combater um incêndio em residência na Rua Alameda Pinheiros, em Furnastur. De acordo com os bombeiros, as chamas tomaram a casa após o óleo usado em uma frigideira ter extravasado do recipiente, atingindo móveis e utensílios nos arredores.

“Os ocupantes da casa conseguiram controlar as chamas antes da chegada dos militares, entretanto, o fato gerou danos materiais em: um botijão de gás, martelete, furadeira, serra elétrica, nível a laser, forno a gás, máquina de cortar grama, freezer de 147 litros, um aparelho Alexa, mesa, vidro da janela, fuligem na parede da varanda, artigos alimentícios em geral, telhado de metalon chamuscado e coberto de fuligem e material de acabamento da geladeira da cozinha. Além disso, parte do reboco da parede do fundo caiu”, informou a companhia.

 

QUEIMADA EM CÓRREGO FUNDO

No mesmo dia, 14, os bombeiros atenderam a um incêndio às margens da rodovia LMG 830, em Córrego Fundo. “A queimada foi em uma vegetação que produzia intensa fumaça e representava riscos para os usuários da via e de propagação para área de reserva. A guarnição combateu os focos, utilizando ataque direto com o uso de 2 mangueiras acopladas a um esguicho regulável, abafadores e sopradores. A área queimada foi de cerca de 1.200 m2. Foram gastos cerca de 2000 litros de água. Todo o atendimento teve duração de 1h42 minutos”, relataram os bombeiros.