Inflação em Formiga foi de 1,49% em 4 meses

Índice de Preços ao Consumidor, divulgado pelo Unifor, é resultado de um projeto de iniciação científica implantado em agosto de 2022

Inflação em Formiga foi de 1,49% em 4 meses
Para o cálculo do IPC, são coletados os preços médios de 209 itens nos 4 estabelecimentos comerciais de maior relevância econômica de Formiga - Foto: Mercadoeconsumo/Reprodução




O Índice de Preços ao Consumidor de Formiga (IPC-FGA), que é resultado de um projeto de iniciação científica implantado em agosto de 2022 no Unifor-MG, apresentou, nos últimos quatro meses (de setembro a dezembro), uma inflação de 1,49%. O balanço foi feito a partir de boletins enviados mensalmente pela instituição de ensino e que mostram o aumento geral nos preços de bens e serviços na cidade.

Entre os meses analisados, a maior alta dos preços de produtos e serviços ocorreu em outubro, quando a inflação foi a 0,54%, tendo o grupo “Alimentos e Bebidas” registrado o maior índice (0,90%). Depois, veio dezembro com a inflação em 0,52%, com o grupo “Transportes” se sobressaindo (0,82%) por causa do aumento do etanol. Em novembro, a inflação foi de 0,47% e o grupo “Transportes” também foi o que teve maior alta nos preços (1,02%). Em setembro, houve uma deflação de 0,04%, com o grupo “Transportes” registrando a maior queda (0,23%), resultado de uma redução dos preços dos combustíveis.

 

A pesquisa

Desenvolvida por Laís Milene Gomes Ribeiro, aluna do curso de Administração, a pesquisa é orientada pela professora Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira. De acordo com a instituição de ensino superior, o IPC-FGA se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos, cuja pessoa de referência é assalariada, e é obtido a partir das fórmulas empregadas pelo IBGE no cálculo do IPCA, sendo os fatores de impacto (pesos) de cada item adaptados a partir de Belo Horizonte. O Unifor-MG informou que são coletados, entre os dias 05 e 15 de cada mês, os preços médios de 209 itens, divididos em nove grupos, nos quatro estabelecimentos de maior relevância econômica da cidade.

 

O último boletim

O último boletim divulgado pelo Unifor-MG é referente a dezembro de 2022. Nele, o IPC-FGA aponta a segunda maior alta de preços no grupo “Artigos de Residência” (0,52%), puxado pelos produtos de informática e acessórios. O grupo “Saúde e Cuidados Pessoais” apresentou aumento de 0,39% em função do reajuste nos exames médicos e serviços odontológicos. “Educação”, “Habitação” e “Comunicação” fecham os grupos que apresentaram inflação, apresentando, respectivamente, 0,20%, 0,18% e 0,03%. A maior deflação em dezembro foi registrada para o grupo “Alimentos e Bebidas” (0,38%), impactado pela queda nos preços das carnes, sobretudo suína, alimentos em conserva e frutas da estação. Percentuais menos expressivos foram registrados para o grupo “Vestuário” (0,02%), o que se deve à redução no preço das roupas infantis, seguido pelo grupo “Despesas Pessoais” (0,01%), provocada, principalmente, pelos cuidados com produtos de petshop.

 

 

No Brasil

A inflação dos produtos e serviços ofertados em Formiga ainda está abaixo da alta de preços registrada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do Brasil, medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que ficou em 1,33% nos últimos quatro meses. Em dezembro e outubro de 2022, a inflação no país foi de 0,62% e 0,59%, respectivamente. Em novembro, ela foi um pouco menor do que no município (0,41%). Em setembro, assim como em Formiga, também houve deflação no Brasil e o percentual foi de 0,29%.