Inscrições de entidades para o Festival da Linguiça serão na segunda
Evento, que já é tradição em Formiga, acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto, no estacionamento da Praia Popular

A 16ª edição do Festival da Linguiça já tem data e local marcados para ocorrer em Formiga: dias 16 e 17 de agosto, no estacionamento do Parque Municipal Dr. Leopoldo Corrêa (Praia Popular). E as entidades formiguenses interessadas em participar do evento comercializando os saborosos pratos feitos à base da linguiça produzida na cidade devem ficar atentas à data de inscrição, que é na próxima segunda-feira, dia 8.
Conforme o edital de chamamento público publicado pela Prefeitura, são ofertadas 10 vagas para as organizações e as inscrições ocorrerão por meio da entrega de envelopes com documentos de habilitação, entre 8 e 9 horas, na Secretaria Municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico, que fica na Rua Barão de Piumhi, 92 - primeiro andar, no Centro.
No local do evento haverá o espaço A, destinado à comercialização de comidas e bebidas, e o espaço B para a recreação de crianças. “Após a avaliação de todos os documentos, será realizado um sorteio para a definição do local onde cada entidade irá ficar com a sua tenda. Em caso de participação das mesmas entidades da última edição do evento, fica determinado que as entidades permanecerão nos espaços em que foram alocadas na 15ª edição, realizada em 2023, haja vista que as entidades já criaram suas logísticas de acordo com locais que foram instaladas. Caso haja inscrição de até uma entidade excedente às participantes da última edição, a nova inscrita será alocada no espaço localizado próximo à Avenida e à frente do palco, destinado na 15ª edição como tenda de comercialização de Chopp, tendo em vista que a área não terá mais esta finalidade”, consta no edital, que ainda delibera uma vaga para associação de artesanato, como forma de apoio à cultura de Formiga.
Entre as responsabilidades das entidades participantes, estão a segurança da barraca; a limpeza do espaço e disposição de lixeira padrão ao lado direito da barraca; as boas práticas de manuseio com os alimentos que serão servidos; a disponibilização de no mínimo 50 jogos de mesas e cadeiras para atender ao público do evento; comprovar por meio de nota fiscal eletrônica que o produto base dos pratos, a linguiça, foi adquirido de produção de estabelecimentos do munícipio; estabelecer em conjunto com as demais organizações patrocinadoras quais pratos, doces e bebidas que irão comercializar e informar à organização do evento e oferecer atendimento ininterrupto nos seguintes horários: dia 16 (sexta-feira), de 18 horas à 01 hora, e dia 17 (sábado), de 11 horas à 01 hora.
A programação artística do festival ainda não está definida. De acordo com o edital, o evento tem como objetivos oferecer entretenimento a população, promover valores culturais, fomentar o turismo gastronômico, arrecadar recursos para organizações beneficentes; produzir benefícios econômicos através da geração de renda; fortalecer a identidade gastronômica e turística local e valorizar os artistas locais.