Jaime Viana de Oliveira

Jaime Viana de Oliveira




Quando se é filho de maestro, tem-se a obrigação de cantar segundo a partitura e de nunca desafinar. É grande a responsabilidade de fazer parte do concerto entoando cada nota dentro da retidão, elegendo sempre os princípios do companheirismo e da boa conduta, obedecendo impecavelmente a batuta do competente regente.
Assim foi a vida e os caminhos embrenhados por Jaime Viana de Oliveira, nascido em 4 de janeiro de 1959,  fruto do amor de José de Oliveira, o Maestro Zezinho, e Dona Alvarina Viana de Oliveira.
A infância feliz na Rua Nova, a fila da sopa na Cantina padre Remaclo Fóxius, a bola de capotão chutada com os pés descalços no chão batido do Campo do Guarani, as dobradas do centenário sino de bronze da Igreja do Rosário, as caminhadas para as tardes na cachoeirinha na captação de água no Saae… tudo o que já foi são hoje quadros que emolduram a memória.
Casado com Denise Ferreira de Carvalho Oliveira, Jaime é pai de Marcela e atualmente reside em Pirassununga, no estado de São Paulo. Saiu de Formiga em 1979, quando foi aprovado na Escola de Especialistas de Aeronáutica. Os anos de dedicação e estudo no Grupo Escolar Joaquim Rodarte, na Escola Normal, no Polivalente e no GOT deram resultado, valeram a pena. Na Força Aérea Brasileira, o formiguense exercia a função de mecânico de voo, além de ter o honroso cargo de ser o narrador em terra das acrobacias da monumental Esquadrilha da Fumaça. Militar da reserva, é hoje agente de negócios da Poupex.
“Lembro-me de cada detalhe da vida em Formiga, de cada momento e de cada situação de extrema felicidade. Se em algum dia eu tiver a possibilidade de voltar a morar na cidade, não perderei a oportunidade. Sou apaixonado pela minha querida terra natal, cidade que sempre nos encheu de orgulho.”