João Batista dos Santos

“Tenho viajado por vários países, conhecido dezenas e mais dezenas de cidades pelo mundo, tenho encontrado pessoas das mais diversas culturas, mas me vejo obrigado a confessar que Formiga é insubstituível, não dá para ficar longe por muito tempo. Por tudo que a Cidade das Areias Brancas nos oferece, pela vida que nos proporciona, eu sou imensamente grato”.
Quem relata é João Batista dos Santos, que nasceu em Cristais e em 1959 veio para morar em Formiga. Filho de Antônio Maia Assunção e de Maria Augusta Santos, ele é casado com Maria José de Freitas Santos e pai do Vinícius, do Vitor e do Lucas.
“Meu pai viajou para trabalhar na construção civil, principalmente na Represa de Furnas. Chegamos a Formiga e fomos morar na Vila Ferreira, ao lado do Formiga Tênis Clube. Aí, começou a minha vida no esporte, hábito que faço questão de manter até hoje. Na natação, tive o privilégio de ser aluno dos professores Eitel Melo, Bolão e José Joaquim. Detalhe importante, sempre de graça”.
“Formiga é a minha casa e a de minha família. Fomos muito bem recebidos e, com o tempo, fomos criando ótimas amizades e relacionamentos com os vizinhos. A índole acolhedora dos formiguenses é incontestável.”
João Batista fala emocionado de sua trajetória. “O tempo passou e, por razões profissionais, tive de ficar alguns anos longe de nossa querida Formiga, pois ingressei no 7° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais em Bom Despacho. Trabalhei em vários municípios até que em 1995 consegui retornar para cá. Fui promovido e transferido para Patos de Minas, em 2005 voltei para morar definitivamente. Foi uma felicidade enorme.”