João Batista Oliveira de Castro
(João Castro)

Ele veio embalado pelas poesias em décimas e sextilhas e contando aventuras como as dos cordéis que embelezam e marcam a cultura nordestina. Ele é o professor João Batista Oliveira de Castro ou, simplesmente, João Castro.
Nascido na cidade de Pentecoste, no Ceará, no dia 23 de agosto de 1986, ele é filho do Seu Edmundo Gomes de Castro e Dona Maria Aparecida Oliveira, chegou a Formiga para ficar em dezembro de 2018.
“Sou casado com a formiguense Luana da Silva e pai do também formiguense Theo Silva Castro, minha grande paixão. Resolvemos fixar residência aqui para podermos ter qualidade de vida, para que nossa família pudesse viver os seus melhores momentos. A cidade é pacata e receptiva, com um clima ameno e uma hospitalidade única. Faz jus ao estilo mineiro de ser, oferecendo educação e saúde de qualidade e tudo de bom que oferece um grande centro. Apesar das diferenças culturais, adaptei-me à rotina e ao fluxo do município… fui criando cada vez mais vínculos. Sou um verdadeiro nordestino formiguense”, relata o inteligente e lúcido João Castro, que hoje é conceituado professor de história da rede municipal de ensino.