Jorge Paulo dos Santos

Jorge Paulo dos Santos




“Eu trabalhava na saudosa e desavergonhadamente, e sem motivação justificável, liquidada MinasCaixa. Tive de seguir caminho para cuidar da família. Formado em direito, assumi o cargo de defensor público. Estudei muito para poder realizar meu sonho de me tornar juiz de Direito, objetivo que alimentei por anos, o que, efetivamente, ocorreu mediante concurso em 1996. Assim, deixei minha terra para assumir a magistratura em  Belo Horizonte”.

Nascido em 24 de outubro de 1956, Jorge Paulo é filho de João dos Santos e Odete Faria dos Santos. Casado com Rosana Gomes de Lacerda Santos, é pai de duas filhas: Noelle e Caroline. Por essas peças sem graça que o destino prega, perdeu dois filhos, João Paulo, em 1991, e o médico Thiago Paulo, em 13 de março de 2024.

Atualmente aposentado e morando em Belo Horizonte, o juiz formiguense diz que “a família já estabelecida na Capital Mineira, por isso, fica difícil de voltar de maneira definitiva, porém, nunca devemos dizer nunca. Para visitar e abraçar os parentes e amigos, estou sempre na cidade”, comenta.

“Quando criança, morando na Chapada onde nasci, não perdia as peladas no campinho ao lado da Igreja Sagrado Coração de Jesus. Quantas foram as idas até a segunda ponte, próximo à comunidade de Padre Doutor para nadar nos poços d’água formados em um ribeirão à beira do asfalto, e as serenatas para as namoradas nas madrugadas frias…”

“Formiga é nossa terra, se nela nos criamos, é como no poema de Fernando Pessoa, ‘Ó sino de minha aldeia’, dela nunca nos esqueceremos. Tenho por Formiga o grato amor de ser seu filho, e a enalteço em qualquer pedaço de chão por onde passo, usando sempre um trecho de seu hino: ‘Já é glória nascer brasileiro, há, porém, quem feliz assim diga: Meu orgulho maior é ser mineiro, e mineiro nascido em Formiga’.”