Jorge Zaidam Viana de Oliveira

“Mudar de Formiga? Nunca. Aqui tenho a minha família, a família da minha esposa e um rol gigante de amigos, dentre eles, quase dois mil ex-atiradores do TG 04-030. Formiga é uma cidade acolhedora, tenho orgulho desta terra e por onde vou sempre enumero e ressalto suas virtudes e qualidades. Aqui é o melhor lugar”. Quem fala com orgulho da cidade onde nasceu é Jorge Zaidam Viana de Oliveira.
Nascido e criado na Rua Nova, Zaidam passou a adolescência jogando futebol no Campo do Guarani e envolvendo-se com a boa música apresentada por seu pai, o não menos reconhecido Maestro Zezinho, o Senhor José de Oliveira, esposo dedicado de Dona alvarina Viana de Oliveira, que criou o jovem Jorge Zaidam apresentando os caminhos da honestidade e retidão. Ele é casado com a professora Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira e pai do Renato, Mateus e Larissa. Nasceu em 10 de novembro de 1955.
“Estudei no Rodolfo Almeida, Joaquim Rodarte e Escola Normal. Sempre em escolas públicas, menino pobre, tive excelentes professores. Muito devo à minha mãe, que sempre me incentivou a estudar, e ao meu pai por ter me dado total apoio e por ter me apresentado a arte musical. Toquei trompete na Banda São Vicente Férrer e na Fanfarra da Escola Normal”, conta emocionado”.
Jorge Zaidam ingressou no fim da adolescência no Exército, chegando, ainda na ativa, ao posto de capitão. Seu amor por Formiga é tão grande, que renunciou vantagens oferecidas aos militares federais que serviam em diferentes regiões do Brasil. “Eu poderia ter ido até para o exterior, mas resolvi me dedicar a Formiga. Permaneci no Tiro de Guerra de nossa cidade por dez anos e mais dez na Delegacia de Serviço Militar”.
O filho do Maestro Zezinho é licenciado em Estudos Sociais, Geografia e História, além de ser bacharel em Turismo e pós-graduado em Meio Ambiente, entre outras pós-graduações. Por oito anos, foi professor de Meio Ambiente e coordenador de curso no Unifor.
“Apesar dos convites, nunca quis me candidatar a um cargo eletivo, porém, fui secretário municipal de Meio Ambiente em duas administrações diferentes e diretor da Defesa Civil. Hoje, dedico-me às Lojas Maçônicas Ciência e Virtude e Fraternidade Otaíde Feltrim.”
Com uma vida inquieta, o capitão Zaidam, como carinhosamente Formiga o reconhece, também é escritor e pesquisador da história de Formiga. Ocupa a cadeira número 10 da Academia Formiguense de Letras.