José Barbosa Júnior

Foi na cidade de Itaúna, mais precisamente no dia 5 de outubro de 1972, que nasceu José Barbosa Júnior. Filho de José Barbosa e de Lina Maria Nogueira Barbosa, ele desembarcou em Formiga quando ainda tinha 11 anos, isso foi em 1983. “Meu pai era laboratorista do DER e foi transferido para Formiga. Entrei na quarta série do ensino fundamental na Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte e fiz o ensino médio no Colégio Santa Teresinha. Em 1991, mudei-me para Belo Horizonte para fazer faculdade, formei-me na UFMG no curso de ciências biológicas, bacharelado em bioquímica.”
Casado com Daniela Rodrigues de Faria Barbosa, José Barbosa é pai da Isabela de 16 anos e do Arthur, de 13. Sua vida acadêmica é extensa e brilhante. “Na UFMG, também fiz mestrado no departamento de fisiologia e farmacologia e doutorado em neurofarmacologia. Fui professor no curso de medicina da Faculdade Ciências Médicas e nos cursos de enfermagem e medicina veterinária da UFMG. Em 2002, fui convidado para lecionar no Unifor, mas continuei morando em BH, vinha duas vezes por semana. Em 2012, minha esposa também começou a trabalhar no Centro Universitário. Hoje ela é coordenadora do curso de biomedicina. Então, mudamos com a família em definitivo para Formiga.”
“Fomos muito bem recebidos, o Unifor também mostrou uma grande receptividade para com toda a minha família. Fizemos, de imediato, vários amigos no ambiente universitário e não tivemos mais como ir embora. Nossos filhos se adaptaram facilmente à vida mais tranquila do interior. É importante registrar a importância de se morar em uma cidade que não tem os problemas de um grande centro, mas que oferece toda a infraestrutura em educação e saúde.”
“Sinto-me orgulhoso de poder contribuir com a formação de inúmeros profissionais nos cursos de nutrição, enfermagem, fisioterapia, educação física, biomedicina e medicina veterinária. Atualmente, além de lecionar, sou responsável pela capacitação dos professores do Unifor no uso de metodologias ativas de ensino, o que é fundamental para que o processo de aprendizagem se torne mais efetivo. É muito trabalho, mas uma maneira importante de retribuir o carinho da querida população desta cidade”.