José Cleomar de Matos

Para sair de Formiga, só mesmo tendo como destino Balneário Camboriú, em Santa Catarina, um dos mais belos e badalados destinos dos turistas mais exigentes. “E mesmo assim, a vontade de estar com os amigos e parentes, e de ver como está a cidade, me faz voltar com frequência, não dá para ficar muito tempo sem arrumar as malas”.
Nascido em 14 de agosto de 1962, José Cleomar de Matos foi dos professores mais conceituados e influentes durante o crescimento do Unifor-MG. Filho de Alfredo Soares de Matos e Malvina Alves de Matos, ele é casado com Alessandra de Oliveira Mota e há dez anos, desde janeiro de 2014, se encontra na Região Sul do Brasil.
“Sempre alimentamos o sonho de morar em uma praia, mas nem imaginávamos que o grande preço seria esta saudade doída de Formiga. Guardo boas lembranças de vários momentos felizes de minha vida. Posso enumerar os cheiros e sabores das barraquinhas da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, as brincadeiras de pique-esconde e de garrafão com os amigos de infância; a delicadeza, a generosidade e a grande competência da querida Maria Frade que pacientemente me alfabetizou e de todos os colegas e professores dos anos dourados do Polivalente.”
Cleomar se emociona ao falar dos movimentos e grupos de jovens da Igreja Sagrado Coração de Jesus “que me ajudaram a enxergar e a conhecer a realidade social”, do Programa Mundo Novo,” um instrumento a serviço da organização popular”, dos programas dos radialistas Jaime Mendonça, Claudinê e Landico e do Carlito´s Bar;, “que me apresentaram a boa música mineira”. “A minha formação acadêmica muito se deve à antiga Fafi e aos anos de militância política, motivada por uma utopia de justiça que renasce a cada dia. Sou fruto do cotidiano em Formiga”.
Hoje, José Cleomar de Matos é Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú e tem a gastronomia como um hobby inabalável: “Fiz até curso, estou cada vez mais melhor”.