José Pereira de Sousa

Nascido em 5 de março de 1953 na cidade de Abaeté, que fica a oeste de Belo Horizonte, 200 quilômetros de Formiga, José Pereira de Sousa, o Capitão Sousa, é filho de Osvaldo Domingos Pereira e de Guiomar Pereira de Sousa. Em 1986, ele desembarcou na cidade para ser instrutor do TG-04-030, na época, ainda era sargento. Dizem que depois de tomar da água, resolveu ficar.
“É um privilégio e muita sorte morar em um país lindo e rico como é o Brasil, e Formiga é um bom exemplo de como um município pode ser cativante, é uma cidade pacífica e bem localizada. Aqui, fiz inúmeras amizades além de poder participar e realizar de muitas ações, como a construção da Asadef, do bairro industrial, da arborização do bairro Cidade Nova, do calçamento de ruas e da reforma geral do Tiro de Guerra, tenho orgulho de ter trabalhado muito para a terra que me acolheu. O povo bom de Formiga e toda a efervescência cultural são atrativos irresistíveis. Como é difícil de escapar do carinho e dos abraços dos formiguenses, resolvi ficar aqui para poder abraçar todo mundo”.
José Pereira de Sousa é pai de Wellington Ricardo e de Patrícia. Ele é membro do Rotary Club e imortal pela Academia Formiguense de Letras.
“Por onde vou, eu faço questão de enumerar as inúmeras qualidades de Formiga e de seus filhos. Tenho pela cidade um carinho proporcional ao que ela tem por mim”.