José Vieira Neto

José Vieira Neto




Quando o então vereador José Vieira Neto deixou a Câmara Municipal de Formiga para seguir carreira em busca de conhecimento, a cidade sentiu um vácuo no Legislativo, mas a vida acadêmica foi presenteada com um intelectual disposto a repassar sabedoria e transformar a sociedade. José Vieira Neto, um formiguense que trilhou longas estrada, mas encontrou o caminho de volta para poder abraçar e viver com os seus.

Nascido em 23 de novembro de 1956, José Neto é filho de Valdir Melo Vieira e Júlio Cunha Vieira, é casado com Ana Maria Vieira Estrela. “Minha infância foi daquelas de deixar memórias e saudades, foram tempos de aprendizagens. Saí da zona rural de Pouso Alegre para estudar na cidade, mas, dado às condições financeiras, tive de começar cedo. Aos dez anos já vendia pães, picolés e era engraxate. Era pouco o tempo pra brincar, o que tínhamos era apenas uma bola velha para jogarmos na rua. Também gostava de pescar nos rios da cidade e, quando sobrava um dinheirinho, a diversão eram as matinês do Cine Glória aos domingos.”

José Vieira Neto estudou no Grupo Escolar Joaquim Rodarte, no Tonico Leite, na Escola Jalcira Valadão, a Escola Normal e no colégio Aplicação, onde formou-se em técnico em contabilidade. Formei em geografia e história na Fafi-Fuom e, na sequência, especialização em Ciências Sociais na Universidade Federal de Mato Grosso. “Cursei mestrado em Planejamento Urbano na Universidade de Brasília - UnB onde defendi a dissertação sobre a cidade de Formiga;

Fiz doutorado em Geografia Humana Universidade de São Paulo – USP e a tese defendida foi a Urbanização e Problemas Ambientais na região centro Oeste do Brasil”, conta o professor.

Com vários artigos publicados em jornais e revistas científicas de circulação nacional, sempre esteve em Formiga para estar com sua mãe, amigos e parentes. “Depois de 30 anos e lecionando em várias universidades, voltei para Formiga aposentado pela Universidade Federal Goiás, fiquei por 15 anos no campus de Catalão, lá, fui o diretor geral. Não há como passar o resto da vida longe desta cidade que tanto adoro, são inúmeras as pessoas queridas, o carinho do povo, as festas e o jeito de ser de toda a população. Pude contribuir com a cidade sendo vereador e, atualmente, sou presidente do Rotary Clube de Formiga, onde fui intercambista nos Estados Unidos. Sou um formiguense daqueles que reconhece e valoriza o lugar onde nasceu.”