Juiz de Direito em Formiga dará aulas em curso de doutorado na Argentina
Dr. Altair Resende de Alvarenga lecionará em Buenos Aires, na UCES - Universidad de Ciências Empresariales e Sociales

O juiz de Direito da Comarca de Formiga, Dr. Altair Resende de Alvarenga, que já tem vasto currículo profissional, dará mais um grande passo em sua carreira. Ele foi convidado a dar aulas em curso de doutorado na UCES (Universidad de Ciências Empresariales e Sociales), em Buenos Aires, na Argentina.
Segundo o magistrado contou a “O Pergaminho”, as aulas serão divididas em quatro módulos, sempre em julho e janeiro. Nesta semana, Dr. Altair já vai ministrar, presencialmente, o primeiro módulo, um seminário de direito condominial, “numa homenagem à grandeza internacional do Unifor-MG [onde leciona desde 2005], que conferiu projeção internacional e me dará oportunidade de levar o nome de Formiga para outros centros de conhecimento”, observou.
Sobre o convite para dar aulas na Argentina, o juiz explica que cursou doutorado em ciências jurídicas e sociais em Buenos Aires, na Universidad Del Museo Social Argentino (UMSA) e reconheceu o título no Brasil, na Universidade Federal de Campina Grande/PB. “No doutorado, estabeleci contatos com a comunidade acadêmica da Argentina e do Brasil. Então, outra grande universidade, a UCES, que está com um doutorado com linha de pesquisa em direito condominial, e um parceiro da UCES no Brasil, Dr. Miguel Zaim, me convidou, em nome do Magnífico Reitor”, contou Dr. Altair Resende.
DE FORMIGA, POR ADOÇÃO
Nascido em Campo Belo em 22 de dezembro de 1966, o juiz Dr. Altair Resende de Alvarenga considera-se filho adotivo de Formiga. Veio para as Areias Brancas em 21 de outubro de 2003, quando tomou posse na Comarca da cidade. É casado com a formiguense Maysa Fernandes Lima Resende de Alvarenga, pai de Camila Rocha Resende Nogueira e de Altair Resende de Alvarenga Júnior.
Antes de ingressar na magistratura, em 4 de março de 1996, foi locutor na antiga rádio “AM-930” de Campo Belo e gerente da rádio “Campestre-FM” da mesma cidade. Exerceu a profissão de advogado em cidades da região de 1991 a fevereiro de 1996.
Seu currículo acadêmico é vasto. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direto de Varginha, em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança, em Formação de Professores pelo Cefet, é pós-graduado em Direito Público pela Fadon, pós-graduado em Direito Civil pela PUC, mestre em Direito das Relações Econômicas e Sociais pela Faculdade Milton Campos e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, com título reconhecido e apostilado no Brasil pela Universidade Federal de Campina Grande. É professor no Unifor-MG desde 2005, ministrando as disciplinas de Direito Penal I, II, III e IV, Direito Civil VI, Prática Jurídica em Processo Penal I e Processo Civil no curso de pós-graduação.
Na Comarca de Formiga, tomou posse na Vara Criminal da Infância e Juventude e Cartas Precatórias em 2003, na sequência, foi para a Vara de Família, Cível, da Infância e Juventude e Sucessões em 2005, é integrante da Turma Recursal de Formiga desde de outubro de 2003 e presidente da Turma desde de 2016, também é integrante da Turma de Uniformização dos Juizados Especiais e da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
“Escolhi Formiga porque já gostava da cidade e pela proximidade com Campo Belo. Fui recebido como filho e me senti no dever de devolver a mesma recepção que tive, com muito trabalho e dedicação”, comenta Dr. Altair, que se diz orgulhoso de fazer parte do município. “Minha meta era fazer carreira e ir embora até 2006. Mas a excelência dos servidores do Poder Judiciário que aqui encontrei, os amigos que fiz no ambiente universitário e na cidade, me fizeram ver que não teria a mesma qualidade de vida em lugar nenhum. Depois, conheci minha amada Maysa, me tornei filho da família dela, casei na Matriz São Vicente Ferrer e meu filho nasceu aqui. Formiga se tornou minha terra”, concluiu.