Juiz Milton Lívio Lemos Salles entra em exercício na 1ª Câmara Criminal

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, conduziu, nesta quarta-feira (21/6), a cerimônia de entrada em exercício, como juiz convocado, do magistrado Milton Lívio Lemos Salles, da 4ª Vara Criminal de Belo Horizonte. O juiz atuará na 1ª Câmara Criminal do TJMG.

Esta é a terceira vez que o juiz Milton Lívio Lemos Salles é convocado para compor, mediante substituição, uma câmara da 2ª Instância. A primeira foi em 2019, na 6ª Câmara Criminal; e a segunda, em janeiro deste ano, na 3ª Câmara Criminal. Desta vez, na 1ª Câmara Criminal, ele ocupará vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Flávio Batista Leite, até que ocorra o provimento do cargo.
O presidente do TJMG deu as boas-vindas ao juiz, lembrando de sua trajetória na magistratura e do seu enfrentamento diário dos desafios impostos pela carreira. "Hoje, o magistrado entra em exercício na 1ª Câmara Criminal, onde continuará nos brindando com seu sólido saber jurídico, sua experiência, sua sensibilidade para o campo do Direito Criminal e suas bem-fundamentadas decisões", disse o presidente José Arthur Filho.

Ele ressaltou a grande satisfação por conduzir a terceira entrada em exercício do juiz Milton Lívio Lemos Salles, como substituto, na 2ª Instância. "É um magistrado muito talentoso e com muita experiência. Tenho certeza de que irá valorizar ainda mais a nossa jurisprudência".
Dedicação e humildade
O juiz Milton Lívio Lemos Salles afirmou se sentir honrado e feliz em servir aos jurisdicionados na 2ª Instância. "Deixamos de julgar monocraticamente para atuar no colegiado. Admitido o recurso, fazemos uma revisão da sentença monocrática, o que é uma decisão de suma importância. A minha expectativa é poder servir e poder fazê-lo com dedicação e humildade, que é a maior virtude que o homem pode ter", disse.
A cerimônia de entrada em exercício foi acompanhada pelo pai do juiz Milton Lívio Lemos Salles, o desembargador aposentado Tibagy Salles Oliveira, que atuou no Tribunal de Alçada de 1991 a 2001, presidiu o Tribunal de Alçada de 1998 a 2000, chegou ao TJMG em setembro de 2001 e se aposentou em agosto de 2004. Também prestigiaram a ocasião a esposa do juiz, Andrea Magalhães Salles, e a mãe dele, Rosamaria Lemos Salles.

Emocionado, o desembargador aposentado Tibagy Salles Oliveira disse ter a impressão de que não existem palavras que possam definir seu estado de espírito, alegria, conforto, regozijo e orgulho por acompanhar o filho durante a entrada em exercício no TJMG. "Ele seguiu os meus passos. Essa é uma experiência que poucos pais podem vivenciar. E, aos 86 anos, estou experimentando esse momento", descreveu.
Também participaram da cerimônia os desembargadores Wanderley Paiva, presidente da 1ª Câmara Criminal, e José Luiz de Moura Faleiros, também integrante do colegiado, além de assessores do juiz Milton Lívio Lemos Salles e do gabinete do desembargador Flávio Batista Leite.

Mineiro de Belo Horizonte, o juiz Milton Lívio Lemos Salles graduou-se pela Faculdade de Direito Milton Campos em 1989, tendo ingressado no Judiciário estadual mineiro em 1998. Antes de chegar à capital, ele atuou nas Comarcas de Brumadinho, Araçuaí e Montes Claros. Há 17 anos, é titular da 4ª Vara Criminal de Belo Horizonte.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG