Laércio dos Reis Gomes (Coronel Laércio)

Laércio dos Reis Gomes (Coronel Laércio)




“‘Meu orgulho maior é ser mineiro, e mineiro nascido em Formiga!’, essa é a máxima expressa no Hino a Formiga, obra dos geniais Nhonhô Fonseca e Ruy Peirão, que me acompanha por todos os momentos de minha vida. O lado aconchegante e hospitaleiro da cidade, os amigos queridos, a bondade e generosidade da população, a paz e a segurança são os fatores que mais me atraem e me enchem de orgulho. Ser formiguense, não há a menor dúvida, é um grande privilégio”. A frase é de Laércio dos Reis Gomes, o Coronel Laércio, prefeito eleito de Formiga em 2024.

Filho de José da Silva Gomes e Maria do Carmo Gomes, ele nasceu em 19 de dezembro de 1967. É casado com Edna Jardim dos Reis e pai do Gabriel e do Davi.

“Tive uma infância e uma adolescência daquelas que só as melhores e mais aconchegantes cidades do interior de Minas Gerais podem proporcionar. É claro que tive muitas privações no que se refere a bens materiais, brinquedos e até mesmo itens básicos como calçados, medicamentos e materiais escolares. Mas cada obstáculo criou em mim a obstinação para o enfrentamento dos entraves que a vida nos apresenta.”

Nascido e criado no Bairro da Lajinha, bem em frente ao Asilo Velho, ele não se esquece das brincadeiras na rua, dos jogos de futebol nos areiões do Rio Mata-Cavalo e dos momentos de lazer nos córregos da região. “Meu umbigo está enterrado na Lajinha, uma comunidade que é exemplo de trabalho, generosidade e união”.

A vida escolar do Coronel Laércio começou na na Escola Estadual Rodolfo Almeida e, na sequência, na Escola Normal, a Escola Estadual Jalcira Santos Valadão. “Aos 18 anos, depois de aprovado em concurso vestibular, formei-me para Oficial da Polícia Militar, e, aos 21 anos de idade, alcancei o posto de Tenente. Depois de 25 anos de trabalho, cheguei a Coronel. Além de muitos cursos na Corporação, como o de piloto de helicóptero e instrutor de vôo, graduei-me em Educação Física e em Direito pela UFMG. Por isso, essa minha obstinação, atenção e carinho especial pela educação, que é o melhor caminho para a transformação da sociedade.”

“Tenho por minha terra uma verdadeira paixão. Lembro-me bem dos amigos, das brincadeiras, das primeiras namoradas, da Praça Ferreira Pires após a missa na Matriz São Vicente Férrer e das festas, quermesses e jogos de futebol nas comunidades rurais. Enfim, são riquezas que fazem de Formiga um município único para se viver.”