Lagarto teiú é capturado em tubulação de residência

Ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros na tarde dessa quarta-feira, no Novo Santo Antônio

Lagarto teiú é capturado em tubulação de residência
Animal foi colocado em uma caixa de transporte e conduzido a uma mata nativa, onde foi devolvido à natureza




Um lagarto teiú foi encontrado preso dentro da tubulação de uma residência situada na Rua Maria de Lourdes Furtado, no Novo Santo Antônio, em Formiga. O animal foi resgatado por militares da 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros por volta das 16h40 dessa quarta-feira, dia 16.

A equipe iniciou a operação desconectando a tubulação e posicionando um puçá na abertura do cano. Na primeira tentativa, utilizaram um balde para inundar o segmento da tubulação, mas não obtiveram sucesso. Posteriormente, aumentaram o volume de água por meio de uma linha direta da viatura de combate a incêndio, o que permitiu expor a cauda do animal.

Ao tentar remover o teiú pela cauda, o réptil, em um ato defensivo, o animal realizou a autotomia caudal, mecanismo que permite desprender parte de sua cauda para escapar de predadores. Apesar disso, os bombeiros conseguiram concluir a captura com êxito.

O lagarto teiú foi colocado em uma caixa de transporte e conduzido a uma área de mata nativa, distante de habitações, onde foi cuidadosamente devolvido à natureza.

“O teiú, um réptil nativo do Brasil que pode atingir até 1,5 metros de comprimento, é conhecido por sua adaptabilidade e comportamento defensivo. Embora não represente um risco direto para os seres humanos, sua presença em áreas urbanas pode causar preocupação”, destacou a companhia em nota.

 

VILA BOM PASTOR

Já nesta quinta-feira, por volta de 11h15, a 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros foi acionada para capturar outro lagarto teiú, desta vez na Vila Bom Pastor. Ao chegarem ao local, os bombeiros foram conduzidos pelo solicitante até o quintal da residência, onde localizaram o animal no canteiro.

Utilizando uma pinça especial e um cambão, os bombeiros capturaram o réptil e o colocaram em uma caixa de transporte apropriada. Posteriormente, ele foi levado para uma área de mata nativa, afastada de zona urbana, onde foi devolvido ao seu habitat natural.

Lagarto encontrado em canteiro de residência na Vila Bom Pastor