Lagoa do Fundão terá passeios de pedalinhos
Lei que concede uso da lagoa para exploração do serviço de operacionalização de embarcações aquáticas entrou em vigor nesta quarta-feira, dia 5

O Parque Municipal Dr. Leopoldo Corrêa (Praia Popular), que é um cartão-postal de Formiga e uma porta de entrada para a Lagoa do Fundão, poderá contar com mais um atrativo de lazer: os passeios de pedalinhos. É que a Prefeitura criou uma lei, aprovada nesta semana pela Câmara Municipal, que concede o uso da lagoa para exploração do serviço de operacionalização de embarcações aquáticas, como pedalinhos e afins.
A lei, de número 6.068, foi publicada no Diário Oficial dos Municípios e entrou em vigor nesta quarta-feira, dia 5. De acordo com ela, a concessão se dará por meio de processo licitatório e a empresa que vencer o processo terá um prazo de 60 meses (5 anos) para uso do espaço com as embarcações. A lei ainda determina que as benfeitorias realizadas pela empresa vencedora do certame para viabilizar a execução da atividade reverterão ao patrimônio municipal sem qualquer contraprestação ou ônus ao Município. “Os eventuais recursos oriundos com pagamentos das empresas ou concessionárias ao Município serão revertidos em aplicação de melhorias no próprio Parque Municipal Leopoldo Corrêa”, consta na lei.
A proposta de reverter pagamentos em melhorias para o parque partiu do vereador Juarez Carvalho, que fez uma emenda modificativa no projeto de lei que trata deste assunto. De acordo com ele, a emenda é para a conservação do espaço de lazer dos formiguenses. “No meu entender, o Parque Municipal Dr. Leopoldo Corrêa – a Praia Popular demanda constantemente de melhorias por se tratar do parque de maior uso da população. Constantes são as reclamações referente à iluminação, infraestrutura como banheiros, necessidade de reparos nas quadras esportivas e no parque infantil; dentre outras como segurança do local”, comentou Juarez.
O processo licitatório para viabilizar o uso da lagoa com pedalinhos está sendo providenciado pela Secretaria Municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico. Segundo a secretária da pasta, Milena Ribeiro, o edital de concorrência já está sendo finalizado para que a Prefeitura inicie a divulgação da licitação em busca de empresas interessadas em explorar o serviço. “Não temos uma data certa para a realização do processo licitatório, mas acredito que até agosto ele ocorrerá”, afirmou Milena que ainda disse que deverão ser colocados, a princípio, três pedalinhos na lagoa.
Sobre o serviço de salva-vidas para essa nova modalidade na lagoa, Milena contou que isso deverá partir da empresa contratada. “Já vimos em vários municípios, como Gramado e Sete Lagoas, que essa questão de salva-vidas fica por conta de quem está explorando o serviço, nos horários que houver essa exploração. Mas ainda estamos definindo todos esses termos.”
Como parte dessa novidade, a Secretaria Municipal de Obras já está montando o projeto de um deck que dará acesso à Lagoa do Fundão.
Aguapés
Uma parte da Lagoa do Fundão está tomada por aguapés, o que pode representar um perigo para os pedalinhos. Procurado pelo jornal, o secretário municipal de Gestão Ambiental, Humberto de Paula Cunha, disse que não vê os aguapés como um risco para os pedalinhos, mas que iniciará a limpeza da lagoa em breve e ela será finalizada antes da implantação dos pedalinhos.
“Todas as ilhas de aguapés que estão soltas e próximas à praia serão retiradas, assim como a limpeza do fundo da lagoa também acontecerá. Acredito que todo esse trabalho terá uma duração de aproximadamente 20 dias, o que pode ser alterado conforme o andamento dos serviços, mas é mais ou menos um mês”, contou Humberto.
De acordo com ele, o serviço de retirada dos aguapés foi inicialmente orçado em R$250 mil, mas com a realização do processo licitatório caiu para R$170 mil.
O Parque Municipal Dr. Leopoldo Correa éuma porta de entrada para aLagoa do Fundão