Lançado livro sobre a região cárstica do Alto São Francisco
Obra, que também aborda o trabalho do MAC, em Pains, teve o patrocínio da empresa Brasical

A história e a arqueologia do Alto São Francisco ganharam uma nova e abrangente abordagem com o lançamento do livro “Arqueologia e História da Região Cárstica do Alto São Francisco”. A obra, organizada por Adriano Batista de Carvalho, que atua na área de arqueologia desde 2003 e é graduado em Belas Artes pela EBA/UFMG, é fruto de uma iniciativa viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais e tem o patrocínio da empresa painense Brasical Indústria e Transportes Ltda.
A região de Pains, detentora da maior reserva de rocha calcária do mundo, é um dos cenários mais ricos para pesquisas arqueológicas e históricas. Nesse contexto, a Brasical tem adotado práticas de trabalho sustentáveis que permitem a conservação das riquezas naturais para as futuras gerações. Esse compromisso se estende à arqueologia do carste do São Francisco, um tema de extrema relevância por guardar registros das primeiras ocupações humanas na região, datadas de mais de 11 mil anos.
“Ao apoiar a elaboração deste livro, a Brasical reforça seu compromisso com a preservação e a sustentabilidade, tornando possível a ampliação do conhecimento sobre um patrimônio tão valioso”, divulgou a empresa.
A obra também destaca o trabalho realizado pela MAC, museu arqueológico localizado em Pains que reúne um acervo significativo de achados arqueológicos de diversas regiões de Minas Gerais.
“‘Arqueologia e História da Região Cárstica do Alto São Francisco’ possui uma abordagem clara e acessível, sendo uma leitura indispensável para historiadores, arqueólogos, estudantes e todos os interessados na história e preservação do patrimônio brasileiro”, salienta a Brasical.
O livro é disponibilizado nas versões impressa, digital e audiobook. Mais sobre a obra no Instagram: @brasicalindustria, @livroaltosaofrancisco, site: www.arqueologiacarstica.com.br