LIRAa aponta alto risco de epidemia de dengue em Formiga

Primeiro levantamento do ano mostra que o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti é de 8,1

LIRAa aponta alto risco de epidemia de dengue em Formiga
Mais de 80% dos focos do Aedes aegypti estão nos domicílios - Pixabay/Reprodução




O primeiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) de 2025 foi divulgado nesta terça-feira, dia 4, pela Prefeitura Municipal. E o resultado não foi nada tranquilizante. Ele apontou alto risco de epidemia de dengue em Formiga, com índice de infestação predial do mosquito de 8,1.

A pesquisa foi feita entre os dias 27 e 29 de janeiro pelo Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. As estatísticas indicam que índices de 0 a 0,9 enquadram os municípios em situação de “baixo risco”; de 1,0 a 3,9 é “médio risco” e acima de 4,0 é considerado “alto risco”.

Em um comparativo com janeiro de 2024, quando foi registrado índice de 7,5, houve um aumento de 0,6 no resultado deste ano. Já com relação ao último LIRAa do ano passado, divulgado em novembro, o aumento no índice foi de 4,3.

“Com esse resultado em 2025, a Secretaria de Saúde constatou que, para cada cem imóveis existentes no município, 8,1 têm focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O levantamento foi realizado em 1.761 imóveis (residências, terrenos baldios, comércios e outros). Muitos focos foram encontrados nas residências, 89% do total. Essa porcentagem mostra a preferência do mosquito para desovar em ambiente residencial e o quanto a população ainda precisa melhorar as ações de prevenção”, informou a Prefeitura.

De acordo com o LIRAa, os bairros com maior número de recipientes positivos para a dengue são: Rosário, Novo Horizonte, Santo Antônio, São Luiz, Nossa Senhora Aparecida; Sagrado Coração de Jesus; Jardim Montanhês; Vila Padre Remaclo; Centro; Vila Nova; Alvorada; Santa Teresa; Bela Vista; Ouro Verde; Planalto e São Sebastião.

Os trabalhos de combate à dengue já estão sendo feitos na cidade.  Segundo a Prefeitura, agentes de endemias atuam no tratamento focal, eliminação de criadouros, mutirão de limpeza e aplicação de UBV costal. “Nesta terça-feira, dia 4, a ação de campo ocorreu no Bairro do Rosário”, destacou o Executivo em nota.

Ainda conforme o LIRAa, neste ano, até o momento, há 118 casos notificados de dengue em Formiga. Nenhum confirmado. Também não existem óbitos confirmados nem em investigação.