Livro de formiguense é um dos finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024
Marcos Amarante Garcia Júnior é um dos autores de ‘Introdução à Cosmologia Moderna: um curso de graduação’

“Foi uma construção minuciosa e bastante cuidadosa, com o intuito de trazer conhecimento para todos aqueles que buscam conhecer mais sobre o Universo. Sempre estimei muito os escritores de Física e estar entre eles agora é impagável”. Assim descreveu o professor e escritor formiguense Marcos Amarante Garcia Júnior, de 42 anos, sobre a produção do seu primeiro livro de astrofísica “Introdução à Cosmologia Moderna: um curso de graduação”, que está entre os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024. A obra foi escrita em parceria com o também professor Alexandre Zabot.
O anúncio dos cinco finalistas de cada categoria do prêmio foi feito no dia 18 de julho pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). O livro de Amarante e Zabot concorre com outras quatro obras na categoria “Astronomia e Física”.
Conforme informa o portal da CBL, a cerimônia de entrega da premiação ocorrerá no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, onde serão revelados os vencedores das 29 categorias, distribuídas nos eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Os autores premiados em cada uma das categorias receberão uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil.
Essa é a primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. Dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, ele foi criado em 2024 visando valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil. No total, foram 1.953 obras inscritas.
“O Prêmio Jabuti Acadêmico é um reconhecimento, uma forma de valorizar ainda mais obras das áreas científicas, técnicas e profissionais. Cada etapa, cada novo anúncio de semifinalistas e finalistas, mostra a qualidade da produção acadêmica e científica brasileira”, comemora a presidente da CBL, Sevani Matos.
O livro
Foi durante a pandemia que Marcos Amarante sentiu a necessidade de aprofundar seus estudos na área da Astrofísica. Com isso, sua esposa Amanda Garcia, que também é professora, se empenhou a pesquisar algum curso que ajudasse o marido em seu desenvolvimento. Ela então descobriu o curso “Astrofísica para Todos”, do professor Alexandre Zabot, que é doutor em Astrofísica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“Iniciei as aulas e, em determinado momento, recebi o convite do professor para pensarmos na escrita de um livro. Dessa parceria, surgiu a obra ‘Introdução à Cosmologia Moderna - um curso de graduação’”, contou Marcos.
Segundo ele, o livro é o resultado de dois cursos de cosmologia elaborados pelo professor Alexandre Zabot. “Quando completei os respectivos cursos, elaborei um Trabalho de Conclusão de Curso [TCC] que serviu de base para a obra. A partir desse TCC, eu e o professor Alexandre desenvolvemos o livro. O nosso trabalho abrange os aspectos cinemáticos e dinâmicos da expansão do Universo, onde explicamos o Modelo do Big Bang através de uma perspectiva observacional e teórica. O livro também está permeado de discussões sobre os fenômenos, as observações e as principais teorias da Cosmologia”, relatou o formiguense.
De acordo com Marcos, o livro foi indicado ao Prêmio Jabuti Acadêmico pela Livraria da Física, editora mais respeitada da área no Brasil. “Esse prêmio é muito importante, pois valoriza a produção científica em nosso país e nós estamos muito contentes com o resultado. Eu e o professor Alexandre estamos trabalhando juntos em um novo livro na área de Astrofísica que será lançado em breve”, completou.
Quem é Marcos
Criado no Bairro Sagrado Coração de Jesus, Marcos Amarante Júnior é filho da professora aposentada Dorotéia Maria Vieira e do comerciante Marcos Amarante Garcia, ambos já falecidos.
O formiguense estudou na Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte e no Colégio Santa Teresinha. Graduado em física pelo Unifor, ele se especializou na área pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) e é mestre em Astrofísica pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
Em Formiga, trabalhou como professor de física e matemática no Colégio Santa Teresinha. Hoje, reside em Divinópolis, onde é professor universitário e leciona as mesmas disciplinas na Faculdade Pitágoras.
Marcos Amarante, que foi criado no Bairro Sagrado Coração de Jesus, hoje mora em Divinópolis, onde leciona física e matemática