Livro de poemas é lançado em memória de formiguense

Obra reúne 20 poemas de Sânzio Luiz Comitante Nepomuceno, que faleceu em 2007, aos 39 anos

Livro de poemas é lançado em memória de formiguense
O livro de poemas ‘Melhor, é não...’ é um tributo a Sânzio Luiz




“Melhor, é não...”. Esse é o título do livro de poemas lançado no dia 26 de abril, no Auditório Odette Khouri, em memória do formiguense Sânzio Luiz Comitante Nepomuceno, que faleceu em 2007, aos 39 anos. O título também é da poesia de abertura da obra, organizada pelo amigo de Sânzio, o também formiguense, escritor e professor doutor Márcio Antônio Silva, mais conhecido como Márcio Pretto.

Conforme contou Márcio Pretto, ele e Sânzio se conheceram em 1981 e se tornaram grandes amigos e jogadores de handebol. ‘‘Sânzio era um jovem muito meigo, inteligente e convivia bem com vários tipos de pessoas. Ele adorava escrever poesias e me presenteava sempre com os seus versos, todos datilografados. Eu guardei os poemas dele por 39 anos. Em 2022, durante uma mudança, os reencontrei e, intuitivamente, resolvi fazer esse tributo ao meu amigo, produzindo o livro, que traz 20 poesias na íntegra, sem alteração. Eu também fiz o prefácio da obra, revelando o estilo existencialista e o pensamento humanista de Sânzio. Já o posfácio foi escrito pela poetisa Nirlei Maria de Oliveira’’, disse.

Segundo Márcio Pretto, o lançamento do livro foi organizado em parceria com os familiares do amigo. Sânzio, que nasceu no dia 29 de dezembro de 1967, era filho de Aldenísia Comitante, irmão de Michele Cristina e Alessandro Jorge e sobrinho da Anísia Cassemiro Comitante Leão.

“Foi um evento muito emocionante. Estiveram presentes 86 convidados. Nele, fiz um histórico do livro a partir do GOT [Escola Estadual Tonico Leite], onde estudei e a Anísia era a diretora. Na ocasião, também homenageei com uma placa o meu amigo Juvêncio de Freitas Melo. Neste ano, comemoramos 50 anos de amizade, que começou em 1974 no GOT. Além disso, tivemos um momento especial com a apresentação musical do casal Cláudia França e Adilson Gonçalves. Eles tocaram canções que o Sânzio gostava muito, como das bandas 14 Bis e U2”, destacou.

Márcio pede para que os amigos que possam ter poesias de Sânzio entrem em contato com ele para dar continuidade na obra do formiguense.  O número de telefone/whattsApp de Márcio é o (38) 99953-0726. Interessados em adquirir a obra “Melhor, é não...” podem entrar em contato com Anísia, pelo telefone 37 99146-5818.

O organizador da obra, Márcio Silva, que era um grande amigo de Sânzio