Mais de 90% dos formiguenses já foram recenseados

Para finalizar a pesquisa na cidade, falta concluir a coleta de dados em cinco comunidades rurais, segundo o IBGE

Mais de 90% dos formiguenses já foram recenseados
Até o momento, cerca de 25 mil domicílios com moradores foram visitados em Formiga. (Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias)




A pesquisa do Censo Demográfico 2022 em Formiga está perto do fim. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou ontem, dia 7, que o trabalho de coleta de dados na cidade está 92% concluído. A pesquisa, que começou no dia 1º de agosto, está sendo feita por recenseadores na área urbana e rural do município.

Segundo o agente censitário municipal do IBGE, Lucas Paim Frade, para finalizar a pesquisa em Formiga, falta concluir a coleta de dados em cinco comunidades rurais: Albertos, Timboré, Baiões, Rodrigues e Padre Trindade. Ele contou ainda que, até o momento, cerca de 25 mil domicílios com moradores foram visitados em Formiga. “A população recenseada chegou a 64.504, mas temos uma pequena taxa de ausentes que iremos voltar. Então esse número irá aumentar”, comentou Lucas.

De acordo com Lucas, a previsão é de que até o fim de dezembro o trabalho de pesquisa seja concluído. A coleta de dados é feita por recenseadores que possuem o crachá de identificação com número de matrícula, CPF e QR code, que podem ser conferidos pelo site do IBGE. Para confirmar a identidade do recenseador, basta acessar o site https://respondendo.ibge.gov.br/verifique-a-identidade-do-entrevistador.html.

No Censo deste ano, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, e o ampliado, com 77 perguntas e é respondido por cerca de 11% dos domicílios. A seleção da amostra que responderá o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no DMC do recenseador.

 

Quarto balanço

O IBGE divulgou na terça-feira, dia 6, o quarto balanço da coleta do Censo no Brasil. Do dia 1º de agosto até o dia 05 de dezembro, foram recenseadas 168.018.345 pessoas, em 59.192.875 domicílios no país. Destas, 29,43% estavam na região Nordeste, 39,54% no Sudeste, 14,76% no Sul, 8,79% no Norte e 7,44%no Centro-Oeste. Até o momento, 48,4% da população recenseada eram homens e 51,6%, mulheres.

Esse total corresponde a 78,73% da população estimada do país. No ranking dos estados mais adiantados com a pesquisa, Minas Gerais ocupa a 13ª posição, com 80,43% da população recenseada. Quem está em primeiro lugar é o Piauí (96,2%), seguido por Sergipe (91,2%) e Rio Grande do Norte (89,8%). Os menos adiantados na pesquisa são Mato Grosso (65,9%), Amapá (66,9%) e Espírito Santo (70,67%).